sábado, 6 de abril de 2013

“Wilson Sampaio” capacitará para o novo módulo do rúgbi




No dia 24 deste mês, professores de educação física terão oportunidade de participar de capacitação voltada à prática do rugbi. A modalidade esportiva surgida na Inglaterra está sendo estimulada em Tatuí pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), por meio do projeto “Try Rubgy SP”, ou “Experimente o Rúgbi SP”.
A capacitação é referente ao segundo módulo e está com inscrições abertas. As orientações serão realizadas no CAT (Centro de Atividades) “Wilson Sampaio”. No total, são oferecidas 45 vagas.
Os interessados devem enviar nomes completos e números de RG para efetivar a inscrição. Os dados devem ser enviados pelo e-mail cletatui@sesisp.org.br. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos telefones 3205-7933 e 3205-7913. As inscrições são realizadas até o dia 20 deste mês, um sábado.
O programa tem início às 8h, com recepção dos participantes. Às 8h15 está prevista a abertura, seguida de instruções do desenvolvimento do rúgbi nas atividades com as crianças, a partir das 8h30.
Após uma parada para o café, às 9h30, a capacitação será retomada com instruções sobre técnicas e fundamentos do jogo, às 10h. O encerramento será às 12h.
O “Try Rugby SP” consiste numa parceria internacional com o Aviva Premiership Rugby, com 12 anos de existência, e com o British Council. O segundo é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo “fortalecer os laços entre o Reino Unido e os países onde está presente”.
A iniciativa para viabilizar a prática do rúgbi em Tatuí acontece em quatro fases, tendo sido as três primeiras já divulgadas. Na “preparatória”, aconteceram ações visando à preparação e ambientação, bem como acompanhamento técnico nas primeiras semanas.
A fase um, chamada de “desenvolvimento”, conta com oficinas práticas de divulgação, aulas e eventos. Na fase dois, “desenvolvimento”, o Sesi fará a formação de equipes e competições esportivas.
O Aviva Premiership Rugby disponibilizou 12 técnicos para desenvolver o projeto em 12 unidades do Sesi espalhadas pelo Estado de São Paulo. Os profissionais vieram da Inglaterra e ficarão no Brasil durante dez meses.
Além de Tatuí, o rugbi está sendo incentivado nas cidades de Matão, Itapetininga, Rio Claro, São Carlos, Votorantim, Indaiatuba, Mogi Guaçu, Piracicaba, Araras, Campinas e Sumaré.
Os trabalhos dos técnicos começaram em setembro do ano passado, sendo encerrados em junho deste ano. A chegada do profissional que desenvolve a ação em Tatuí aconteceu no dia 6 de setembro de 2012.
No município, o projeto prevê atender a cem alunos por mês, com aulas permanentes de rúgbi. Outra meta da iniciativa é realizar um total de 2.500 atendimentos em oficinas práticas de divulgação.
As capacitações para o esporte são realizadas em módulos de oito horas, às segundas-feiras. As orientações são abertas às prefeituras parcerias do PAF (Programa Atleta do Futuro) e a estagiários do Sesi.
Para aumentar a divulgação e o alcance do novo esporte no município e região, o projeto prevê a realização de diversos eventos. Entre eles, encontros com outras equipes das unidades do Estado atendidas pela iniciativa, contando com escolas do Sesi e instituições de ensino de inglês dos municípios.
                                                                                                Oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More