sábado, 23 de março de 2013

Executivo formaliza o pedido para a instalação de ‘Museu da Música’


Vamos estudar essa solicitação e, claro, do ponto de vista de uma assessoria técnica da nossa área museológica, sem sombra de dúvida, é uma opção bastante viável”. A declaração é do secretário estadual da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, a respeito de pedido do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, feito na manhã de quinta-feira, 21.
Na data, Manu formalizou ao secretário o pedido da criação do “Museu da Música” em Tatuí. A proposta integra plano de governo do prefeito, apresentado durante campanha eleitoral do ano passado.
Segundo explicou a diretora do Sisem (Sistema Estadual de Museus), Renata Motta, o pedido será analisado pela equipe técnica do governo. De acordo com ela, o Estado deve iniciar entendimento com o município para verificar de que maneira pode colaborar no processo de implantação.
Renata afirmou, porém, que o projeto também depende da definição dos chamados “elementos iniciais”. Entre eles, o provável local de instalação e a contrapartida do município.
A diretora disse que há um importante quesito a ser levado em consideração: o acervo. “A ideia de um museu sempre está vinculada a um acerto material, ou imaterial. Ele é o ingrediente principal para que possamos pensar num projeto de qualquer instituição museológica”, argumentou.
Fazendo coro ao secretário, Renata disse que o projeto tatuiano é perfeitamente viável. Em especial, porque existe entendimento de que os equipamentos culturais são âncoras para o turismo.
“Nas cidades do interior, há alguns levantamentos recentes que indicam que a existência de alguns equipamentos culturais, em especial, museus, geram permanência de pelo menos mais um dia de turistas nos locais”, comentou.
Por essa razão, o Sisem considera que os museus geram “viabilidade econômica”, indiretamente. “É importante ressaltar que, sem dúvida, essa questão tem que estar no escopo de viabilidade desse novo projeto”, destacou.

MAIS PLEITOS

O diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Jorge Rizek, que acompanhou a visita do secretário de Estado, afirmou que o prefeito fez diversos pedidos a Araújo. “Ele entregou várias solicitações, na verdade para a área musical e de oficinas, que queremos aumentar”, disse.
Rizek citou que a intenção do Executivo é aumentar o fluxo de ações culturais a serem desenvolvidas na cidade. “A visão do prefeito é transformar Tatuí, realmente, em ‘Capital da Música’”, falou. Para isso, há a intenção de investir em projetos de parceria com a secretaria e o Conservatório.
Segundo Rizek, outro desafio da nova administração é a gestão do Museu Histórico e Pedagógico “Paulo Setúbal”. Conforme ele, a manutenção é “mais preocupante”. “Mais difícil do que o próprio restauro, é a manutenção, que exige um trabalho tanto de pessoal como do material expositivo”.
“Tatuí tem, hoje, um belo museu. Trata-se de um espaço que tem que ser conservado, melhorado e visitado pela população de forma adequada”, completou.
Além do museu, Rizek antecipou que o Mercado Municipal ganhará atenção especial da administração. Conforme ele, o local passará por reforma, por conta da implantação do curso de restauro. A capacitação é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
“Esse restauro vai ser feito pelos próprios alunos do curso”, comentou Rizek. De acordo com ele, as aulas práticas e teóricas serão realizadas todas no “Nilzo Vanni”. “Esse curso já era para ter sido iniciado. Agora, estamos em fase de finalização para ver se damos início o quanto mais rápido”.
Ele será aberto a 20 alunos, terá duração de 180 horas e vai possibilitar a formação de restauradores e de novos projetos em Tatuí. Ao final do curso, os formandos receberão certificado.
                                                                           Oprogressodetatui.com.br

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