sábado, 23 de março de 2013

Conservatório organiza evento para comemorar Dia Mundial do Teatro


O Dia Mundial do Teatro será celebrado com apresentações especiais na próxima quarta-feira, 27, no setor de artes cênicas do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”.
As apresentações, abertas ao público, podem ser acompanhadas a partir das 15h, à rua Coronel Aureliano de Camargo, 550, primeiro andar, no centro.
Ao todo, cerca de 60 alunos do curso de teatro juvenil participam das apresentações, todas produzidas a partir de temas trabalhados em sala de aula. Alunos do primeiro ano apresentam improvisações e jogos; os do segundo ano, leitura dramática e trabalho sobre “Clown”; os do terceiro ano, um musical.
O trabalho tem coordenação de Carlos Ribeiro e envolvimento dos professores do curso de teatro juvenil: Adriana Afonso, Dalila Ribeiro, Erica Pedro, Hugo Muneratto, Fernanda Mendes e Marcos Caresia.
O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. Ele é celebrado anualmente em 27 de março.
O teatro nasceu na Grécia há mais de 2.500 anos, tendo como primeiros gêneros a tragédia e a comédia. A civilização grega produziu obras que têm valor permanente, sendo representadas até hoje.
“Ésquilo, Sófocles e Eurípides são considerados os maiores autores da tragédia grega. A famosa ‘Édipo Rei’, de Sófocles, é um bom exemplo de tragédia, em que um personagem luta contra seu próprio destino”, divulgou o setor de comunicação de escola.
O mais conhecido autor de comédias da Antiguidade é Aristófanes. Dentre inúmeras outras peças, sua “A Revolução das Mulheres” faz uma sátira aos costumes políticos e às diferenças entre os sexos.
Outro gênero teatral muito difundido é o drama, que nasceu no século 18, na França. O drama leva ao palco situações cotidianas e conflitos de “pessoas comuns”.
O Brasil conta com dramaturgos talentosos. No século 19, a comédia de costumes retratou com graça a sociedade da época, na obra de autores como Martins Pena e Artur Azevedo.
Nelson Rodrigues é considerado um dos maiores dramaturgos do século 20. A peça “Vestido de Noiva”, que estreou na década de 1940, é considerada um marco no teatro.
“Autores como Dias Gomes ou Jorge de Andrade também revelaram, com precisão, aspectos da realidade brasileira, dando valor universal aos conflitos de seus personagens”, segue a assessoria.
“Além do teatro ocidental, podemos pensar em outras formas de representação. Muitas culturas usam a dança ou outras formas de expressão relacionadas ao corpo. Outras culturas criaram linguagens específicas, como o ‘teatro kabuki’, no Japão, ou o teatro de sombras, na China”, ainda conforme a escola.
O Conservatório de Tatuí oferece cursos de artes cênicas desde 1976. A partir do ano de 1990, foi criado um setor exclusivo voltado às artes dramáticas. Além dos cursos de formação de atores, passaram a ser oferecidas oficinas técnicas e ações na comunidade.
O setor também passou a contar com um grupo de teatro oficial, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, e a coordenar o Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo). Ao longo dos anos, centenas de profissionais de teatro e técnicos de artes cênicas foram formados pelo Conservatório.
No setor, foram montados, ainda, centenas de espetáculos, destacando-se “Édipo Rei”, de Sófocles; “Santa Joaninha e Sua Cruel Peleja Contra os Homens de Guerra, Contra os Homens d’Igreja”, de Timochenko Wehbi; “O Desconhecido” de Ozualdo Candeias; “No Natal a Gente Vem Te Buscar”, de Naum Alves de Souza; “A Cantora Careca”, de Ionesco.
As montagens receberam prêmios em importantes eventos, como o Mapa Cultural Paulista, Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente e Festival Nacional de Teatro de Americana.
De acordo com a assessoria de comunicação do Conservatório, atualmente, a qualidade do curso de artes cênicas da escola tatuiana é reconhecida pelo Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de São Paulo).
“O Sated oferece exclusivamente a alunos de artes cênicas do Conservatório a possibilidade de obter um registro provisório, antes mesmo de concluir o curso, e poder atuar no mercado de trabalho, de forma regular”, destacou a assessoria.
Atores reconhecidos nos palcos de teatro e televisão brasileiros passaram pelo Conservatório de Tatuí. Atualmente, em destaque na cena televisiva, está o ex-aluno João Baldasseirini, que participou de novelas como “O Astro” e “Tempos Modernos” (Rede Globo), além de ter integrado o elenco premiado do filme “Linha de Passe”.
Interessados podem acompanhar as apresentações comemorativas pelo Dia Mundial do Teatro, a partir das 15h. Não há necessidade de retirar ingressos antecipadamente.
                                                                               Oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More