sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ponte da Colina Verde cede e afeta abastecimento de água


Na madrugada de domingo, 17, uma das cabeceiras da ponte da rua Caridade III sobre o ribeirão do Manduca cedeu e interrompeu o trânsito no acesso ao bairro Colina Verde.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, as causas do dano foram falta de manutenção e a chuva forte.
A assessoria de comunicação da Prefeitura divulgou que a possibilidade de queda já estava sendo prevista pela Secretaria de Infraestrutura. Emergencialmente, as equipes vinham trabalhando para aterrar as bases e evitar o deslizamento.
Além de inviabilizar o trânsito na rua Caridade III, a ruptura do acesso gerou interrupção do fornecimento de água no bairro Colina Verde e no Jardim Bela Vista.
Para efetuar os reparos, a Prefeitura contou com auxílio de máquinas e equipes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que mobilizou parte da frota de Piedade, Botucatu e São Paulo.
Segundo a assessoria, houve necessidade de auxílio por conta da carência de máquinas na Prefeitura.
Os trabalhos começaram por volta das 5h de domingo. A expectativa era de que o fornecimento de água fosse restabelecido até as 12h de segunda-feira, 18. No entanto, as ações foram concluídas dez horas antes, e o serviço voltou a ficar disponível já na manhã.
A assessoria salientou o trabalho de reestruturação da rede. “Agora, independe da estabilidade da ponte, garantindo água mesmo em incidentes como este”, citou a assessoria.
O prefeito José Manoel Correa Coelho agradeceu à compreensão dos moradores e destacou a participação da Sabesp.
“Agradecemos ao gerente divisional, Adriano José Branco, e ao gerente regional, Mário Eduardo Pardini Affonseca, que não mediram esforços e recursos para que essa reformulação pudesse ser feita, mesmo em caráter de urgência, com rapidez, segurança e muita qualidade”, comentou.
Enquanto a rua Caridade III estiver interrompida, o acesso à Colina Verde está sendo feito de maneira exclusiva pela ponte da rua Nho Inácio Vieira.
Na segunda-feira, o secretário de Governo e Segurança Pública, vice-prefeito Vicente aparecido Menezes, esteve no Palácio dos Bandeirantes, com o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Airton Iosimo Martinez, coordenador da Defesa Civil do Estado, para solicitar recursos emergenciais para construção de um novo acesso no local.
Vicente, que ocupa o cargo de coordenador da Defesa Civil no município, também esteve na Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, solicitando intervenção do titular da pasta, deputado estadual Edson Giriboni.
Em ofício, o vice-prefeito lembra que Tatuí já esteve em estado de alerta duas vezes em 2013, devido à grande quantidade de chuva, nos dias 17 de janeiro, com acumulado de 110 milímetros, e 4 de fevereiro, com 93,5 milímetros.
Um relatório fotográfico também foi apresentado aos representantes do governo do Estado.
“Foram dois encontros muito produtivos. A Defesa Civil estadual solicitou uma série de documentos que já estão sendo providenciados, com a máxima agilidade, para que possamos garantir recursos para reconstrução desse equipamento que hoje serve mais de 8.000 pessoas”, concluiu.
Ainda no domingo, Manu determinou ao secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, Alexandre Batiston Facioli, estudo sobre a situação atual de todas as pontes do município, incluindo a zona rural.
A avaliação foi realizada já na segunda-feira e mostrou que não há riscos iminentes de queda. Mesmo assim, alguns reparos necessários já foram autorizados.  
                                                                                          oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More