sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Piloto do Aeroclube de Tatuí vence prova do ‘Brasileiro de Planadores’


O piloto Luis Roberto Rodrigues de Moraes, do Aeroclube de Tatuí, venceu uma das provas da etapa sudeste do 55o “Campeonato Brasileiro de Planadores”. As provas tiveram início no dia 9 e terminaram na sexta-feira, 15, na cidade de Bebedouro.
Formiga, como é conhecido o piloto, participou de uma série de cinco provas. Na primeira, ele ficou em segundo lugar, com percurso de 91,5 quilômetros realizado em 1h50min41s. O trajeto partiu de Bebedouro, passando por Jaboticabal e Barretos e voltando à cidade sede da prova.
Na segunda bateria (de Bebedouro a Taiuva, Barretos, Viradouro e de volta a Bebedouro), o representante do Aeroclube de Tatuí ficou com o quinto lugar, percorrendo 82,1 quilômetros em 1h28min12s.
A terceira etapa repetiu o percurso da segunda e Formiga alcançou a quarta colocação. Ele percorreu 29,5 quilômetros, mas não teve tempo computado.
Na quarta rodada, o piloto voltou a ficar em quinto lugar. Desta vez, o trajeto incluiu Bebedouro, Olímpia, Fazenda Buracão, Viradouro e Bebedouro. Formiga voou 82,1 quilômetros em 1h38min04s.
O melhor desempenho do piloto aconteceu na sexta-feira, último dia de provas, quando ele ficou em primeiro lugar. Ele partiu de Bebedouro rumo a Taiuva, passado por Pitangueiras, Olímpia, Fazenda Buracão e voltando a Bebedouro. O trajeto de 138 quilômetros foi completado em 2h2min23s.
Com a soma de resultados, o representante do Aeroclube de Tatuí ficou em quarto lugar na classificação geral da etapa sudeste, com 952 pontos.
O desempenho de Formiga foi motivo de comemoração no aeroclube local. De acordo com o diretor-presidente Cesar Augustus Mazzoni, o piloto começou a receber instruções de voo apenas em julho do ano passado.
A formação de piloto aconteceu de outubro a dezembro, com aulas realizadas pelo próprio aeroclube. “Foram 46 voos de planador em apenas quatro meses de vínculo com o clube, sendo alguns deles muitos bons”, informou Mazzoni.
Conforme ele, desde que começou a praticar, Formiga se tornou “não só mais um piloto do aeroclube, mas sim um grande incentivador do voo a vela brasileiro”.
Logo após receber o brevê, Formiga foi autorizado a competir na etapa sudeste do Campeonato Brasileiro de Planadores. “Todos aqueles que já participaram de um campeonato sabem bem o que significam esses bons resultados, pois não é fácil estar voando entre os melhores pilotos do Brasil”, afirmou o diretor-presidente.
Além do voo a vela, Formiga pratica trike, asa-delta, para-gliding e paraquedismo. Segundo Mazzoni, o piloto também é um dos grandes esportistas brasileiros nas modalidades de skate e surf.
“Ele é um esportista nato e o parabenizamos pelo excelente campeonato e pelos excelentes resultados”, disse o diretor-presidente.
                                                                                           oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More