quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sabesp projeta ‘buster’ para evitar racionamento de água


A instalação de um “buster” (sistema automático de bombeamento) ao longo da adutora do rio Sarapuí será o próximo investimento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em Tatuí.
O projeto de implantação está sendo discutido como forma de evitar possível racionamento de água – cogitado por conta de estiagem e do aumento da demanda.
Segundo adiantou o superintendente da Unidade de Negócio do Médio Tietê, Mário Eduardo Pardini Affonseca, à reportagem de O Progresso, a intenção é aumentar a vazão aduzida de água bruta do Sarapuí. O rio é um dos dois que abastecem o município. A companhia também retira água bruta do rio Tatuí.
Affonseca afirmou que a implantação do “buster” será o principal investimento da companhia depois da inauguração do sistema de abastecimento de água dos bairros Jardim Novo Horizonte e Jardim Gramado. Conforme ele, trata-se de uma estação de bombeamento.
Ela vai ser instalada ao longo da adutora do Sarapuí, um sistema de manancial que, de acordo com a companhia, tem mais água bruta que o rio Tatuí. Affonseca explicou que o investimento garantirá o abastecimento da cidade ao longo dos anos e trará “uma condição de segurança para o município”.
“Atualmente, nós dependemos de um barramento que regulariza a vazão do rio Tatuí”, disse. Como neste ano houve escassez de chuvas, a companhia precisou monitorar o barramento de maneira constante.
“Nós tivemos uma estiagem das mais severas em 2012. Começou a chover agora. Passamos meses sem chuvas, ou com chuvas muito localizadas. Isso interferiu de maneira importante no nível da represa de Tatuí”, comentou Affonseca.
O superintendente revelou que a falta de chuvas – somada ao aumento da demanda – fez com que a Sabesp trabalhasse “apreensiva” no decorrer do ano com relação ao abastecimento.
Entretanto, disse que ainda não discutiu sobre racionamento. “Mas, queira ou não queria, nós estávamos perdendo o nível da represa”.
Com a implantação do “buster”, a companhia espera evitar que a falta de água se torne problema futuro. “Essa estação de bombeamento nova, com a possibilidade de aduzir mais água bruta, vai eliminar esse fantasma que aparece todo ano com a estiagem”.
Affonseca reiterou que a Sabesp operou de modo “apreensivo” neste ano, mas destacou que a cidade não tem racionamento de água há décadas.
“Temos de ser honestos, isso (o racionamento) já nos passou pela cabeça, mas faz muitos anos que não se precisa fazer isso em Tatuí”, comentou.
Por todas essas razões, o superintendente afirma que o projeto de implantação da estação de bombeamento tem caráter preventivo. “O que estamos fazendo é nos antecipando a uma situação”.
Affonseca afirmou, ainda, que esse será um dos investimentos mais importantes a partir da entrega do novo sistema de abastecimento de água dos dois jardins.
O projeto não tem prazo definido para início e, de acordo com o gerente divisional da Sabesp, Adriano José Branco, ainda está em estudo. A previsão é de que ele possa ser viabilizado em curto ou médio prazo. “Estamos pensando nele para os próximos dois anos, entre 2013 e 2014”, antecipou.
Branco destacou que a obra garantirá longevidade ao sistema de abastecimento do município. “Os investimentos não param porque a cidade é dinâmica”, encerrou.
                                                                              oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More