quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Entregue rede de água prevista para 2020


Com investimento total de R$ 1,7 milhão, tubulação com extensão de mais de 30 mil metros e atendimento direto a 432 residências, o sistema de abastecimento de água dos bairros Jardim Novo Horizonte e Jardim Gramado teve inauguração oficial na tarde de segunda-feira, 17.
O evento antecipou em aproximadamente oito anos a obra prevista pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
A implantação estava programada para 2020, mas acabou sendo realizada antes do prazo por conta de solicitação feita pelo Executivo. Conforme o superintendente da Unidade de Negócio do Médio Tietê da Sabesp, Mário Eduardo Pardini Affonseca, a demanda fez com que a Prefeitura pedisse a antecipação.
A obra está prevista no contrato renovado pelo Executivo com a companhia em maio de 2010. O acordo é válido pelos próximos 30 anos.
“O investimento é objeto do novo contrato, estava previsto para 2020, mas acabou sendo antecipado em função da solicitação da Prefeitura, que queria atender a necessidade dessa região”, declarou Affonseca à reportagem de O Progresso.
De acordo com ele, o pedido havia sido apresentado pelo prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, com base em reivindicações da população dos bairros. A execução, que durou dois anos, porém, vai permitir a ampliação dos atendimentos.
Com a nova rede, a Sabesp estima atender, com abastecimento de água, casas dos bairros Jardim Santa Rita de Cássia e do Conjunto Habitacional “E”, da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
“Atende uma demanda de novas 450 famílias (dos dois bairros) e reforça o atendimento de toda essa região, também com os conjuntos ‘C’ e ‘D’”, destacou Affonseca.
O gerente de divisão da companhia, Adriano José Branco, explicou que os bairros a serem complementados estavam sendo atendidos pelo sistema antigo.
Segundo ele, a nova obra vai reforçar o abastecimento anterior. “Com ela, pudemos atender mais o Jardim Novo Horizonte e o Gramado”, afirmou.
A execução durou aproximadamente dois anos e incluiu a construção de uma estação elevatória de água tratada e de um reservatório, com capacidade de armazenamento de mil metros cúbicos.
A companhia também precisou ampliar a tubulação, com a implantação de 30.683,90 metros de redes de água, com diâmetros de 50 a 200 milímetros para a redistribuição.
O reforço do sistema permitirá que novas ligações de água sejam solicitadas pela população. Branco afirmou que as famílias que precisam da rede de água devem fazer o pedido de ligação junto à sede da Sabesp, à rua 15 de Novembro, 2.431, no Loteamento Módena.
“As 432 famílias dos dois bairros já contam com abastecimento. O que começa a ser atendido, agora, são os pedidos feitos para ligações em novas construções e nos bairros próximos”, comentou o gerente de divisão.
Por conta disso, a companhia construiu o reservatório. Ele terá capacidade para atender aos Jardins Novo Horizonte e Gramado, mais as novas casas no Santa Rita.
Além do prefeito e do superintendente da Sabesp, a cerimônia de inauguração oficial contou com presença dos vereadores eleitos Márcio Antonio de Camargo e Alexandre de Jesus Bossolan e dos secretários municipais Aleksander Chaves dos Santos (Obras e Infraestrutura) e Jorge Rizek (Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude).
Também acompanharam a apresentação, no Jardim Gramado, o gerente de departamento de gestão e desenvolvimento operacional da companhia, Maurício Tápida, e representantes de associações de moradores de bairro.
Em discurso, Affonseca cumprimentou as autoridades e elogiou o desempenho do gerente de divisão de Tatuí. Destacou, ainda, o empenho de Gonzaga na conclusão da obra, afirmando que o município é um dos “Mais bem abastecidos do Estado de São Paulo”.
“Monitorando pelo atendimento, temos menos de uma reclamação a cada mil ligações por dia. Isso é nada”, comemorou.
De acordo com o superintendente, o prefeito foi peça fundamental para que os dois bairros ganhassem o sistema de abastecimento. “Com certeza, o senhor foi uma das pessoas mais importantes para o desenvolvimento do raciocínio do novo contrato do programa e que possibilitou anteciparmos essa obra”, disse.
Affonseca afirmou que a obra é uma das mais importantes concluídas pela Sabesp neste ano em Tatuí e destacou que a companhia continuará a ser parceira do Executivo nos próximos anos. “Tem muita coisa que está por vir”, adicionou.
O prefeito, por sua vez, disse que a cerimônia simples (que consistiu no descerramento de placas) marcou a entrega de um benefício significativo para a cidade.
Gonzaga afirmou que cumpriu compromisso assumido com a população da região a qual havia sido “esquecida por muitos gestores ao longo dos anos”.
Afirmou, ainda, que a obra pôde ser concluída por conta do empenho e dedicação da Sabesp e funcionários. “Muita gente não acreditava que esse sonho iria se tornar realidade. Muita gente nem sabia. Vereadores não sabiam do investimento que estava sendo feito aqui”, comentou.
Gonzaga também elogiou a companhia, afirmando que ela é “respeitada na cidade”. De acordo com ele, o índice de reclamação da Sabesp em Tatuí praticamente não existe. “Isso, em razão do esforço dos seus funcionários e da resposta sempre rápida dada a tudo aquilo que demanda fornecimento de água”.
Na sequência, Gonzaga fez o descerramento das placas de inauguração do sistema de abastecimento de água que atende aos dois bairros. Ao final, visitou as instalações da estação elevatória e do reservatório.
                                                                              oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More