domingo, 10 de julho de 2011

Empresa anuncia instalação de rede de fibra ótica para acesso à internet


Supermídia, pretende oferecer a tatuianos TV por assinatura
A Supermídia, operadora de internet e TV a cabo , iniciou neste mês a instalação de rede de fibra ótica em Tatuí. O plano é atender, num primeiro momento, segundo divulgou a sócia-proprietária Tatiana da Costa e Silva, o centro do município, onde está situada a maioria dos estabelecimentos comerciais. “O cabeamento terá cem quilômetros”, disse Tatiana.
A previsão, contudo, é de que a rede de fibra ótica seja implantada em 100% do município nos próximos anos. A estimativa da operadora é de que isso aconteça dentro de “cinco ou seis anos”. Em Votorantim, onde a Supermídia tem sede e iniciou suas atividades, a área de cobertura ainda é de 90%. “Trata-se de um projeto de longo e não de curto prazo”, comentou a empresária.
Em Tatuí, a operadora oferecerá inicialmente apenas o serviço de conexão à internet. “A princípio, como estamos começando uma rede nova, vamos oferecer o acesso à web”, descreveu Tatiana. As velocidades de conexão devem variar conforme o tipo de clientela.
Para os residenciais, os acessos começam com a velocidade de 500kps (kilobytes por segundo – unidade usada em informática para medir a quantidade de dados), passando por 1Mbps (megabytes por segundo) e 2Mbps. Os clientes empresariais poderão contratar serviços de conexão com velocidade que chega aos 5Mbps. “O sinal é de extrema qualidade, por conta da fibra ótica”, explicou a sócia-proprietária.
Até o momento, a Supermídia informou que não tem projeção dos preços dos serviços. “Estamos avaliando. Ainda não temos uma perspectiva. O que podemos adiantar é que o serviço será diferenciado, vamos oferecer opção às pessoas que hoje dependem ou do acesso 3G (tecnologia móvel que permite ao usuário navegar na internet sem a utilização de fios), ou que ficam na mão de empresas de telefonia”, disse Tatiana.
A vantagem da fibra ótica, conforme ela, é que o cliente tem apenas que plugar o modem no computador. “Ele pode navegar ilimitadamente, não é como os serviços atuais, que limitam o acesso”, comentou. Os clientes também ficam, neste caso, isentos de contratar um provedor (empresa responsável pela conexão com a internet). “É um serviço sem muitos custos”, afirmou.
A rede que está sendo implantada em Tatuí é mais rápida e mais confiável do que as já em operação em cidades da região, uma vez que os cabos são de fibra ótica e não de cobre. Por conta disso, há a possibilidade de a empresa expandir as velocidades de conexão e iniciar, no município, o serviço de TV a cabo. “Já solicitamos uma outorga para oferecer mais esse atrativo aos moradores de Tatuí, mas esse é um processo moroso, que depende de aprovação”, descreveu.
A empresa fez, neste mês, o pedido à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que deve autorizar o início da transmissão do sinal de TV. “Ouvimos comentários de que isso possa acontecer ainda neste ano”, disse Tatiana. A própria agência já havia autorizado a entrada da operadora na cidade. “Na verdade, temos uma outorga que nos permite atender à região. Por isso, pesquisamos as cidades onde não havia um serviço igual, ou a contento, e escolhemos Tatuí pela sua potencialidade”, destacou Tatiana.
A rede de fibra ótica deverá entrar em operação a partir do ano que vem. Até dezembro deste ano, a empresa deve montar, em Tatuí, um escritório próprio. “Assim que ele estiver pronto, o que esperamos que aconteça ainda no mês de dezembro, vamos começar a vender as assinaturas. Pode ser que o prazo seja antecipado, mas, de momento, é o que planejamos”, informou Tatiana.

Twitter Facebook More