domingo, 10 de julho de 2011

Bombeiros fazem resgate dramático de uma mulher de 74 anos de idade

   
O Corpo de Bombeiros realizou, no final da manhã de sexta-feira, 8, um resgate dramático de uma idosa de 74 anos. A vítima havia ameaçado jogar-se de uma das sacadas de sua casa, localizada na rua Prudente de Moraes, no centro. A ocorrência mobilizou equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Diretoria de Trânsito, que isolaram o trecho da via que fica entre as ruas Capitão Lisboa e do Cruzeiro.
O salvamento demorou aproximadamente uma hora e foi coordenado pelo tenente Paulo Vinicius dos Reis. “Foi uma situação complicada”, comentou o oficial, após o resgate da idosa. Segundo ele, a mulher havia se trancado dentro de casa e anunciado ao filho que se jogaria de uma das sacadas. Foi o filho, que estava em companhia da mulher, quem ligou para o resgate. O chamado chegou ao CCE (Centro de Comunicação de Emergência) por volta das 11h.
Os bombeiros utilizaram um caminhão de salvamento para o resgate. A equipe precisou da ajuda de uma escada, instalada nos fundos de um imóvel que faz divisa com a casa da mulher, para tentar aproximar-se dela. Na sequência, o tenente iniciou conversa com a idosa, que já estava sentada em uma das janelas. “Ela ameaçava se jogar o tempo todo. Tivemos que manter cautela porque a família alegou que ela é esquizofrênica”, relatou Reis.
O tenente, contudo, informou que a vítima, no momento da abordagem, parecia lúcida. “Ela estava um pouco agressiva, repressiva, mas conversava bem”, descreveu. A estratégia adotada pela corporação, que contou com a retaguarda da GCM, foi de minimizar os riscos. “Em princípio, nós nos concentramos em retirá-la de perto da sacada da frente. O complicado foi que havia outra sacada nos fundos. Então, cada bombeiro cuidou de uma”, explicou o tenente.
Enquanto Reis conversava com a senhora, tentando convencê-la a desistir da ideia de se jogar da janela, guardas civis municipais e um dos filhos da idosa entraram por uma porta que fica na sacada da frente da residência.
“Esse foi um dos momentos mais tensos, quando ela ameaçou realmente se jogar, mas o pessoal conseguiu contornar a situação”, disse Reis. O tenente elogiou o profissionalismo da equipe. “Nosso pessoal é altamente preparado e, graças a Deus, conseguimos que ninguém se machucasse”, afirmou.
Após o resgate, a vítima foi atendida por uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levada até o pronto-socorro do município.





 

Twitter Facebook More