sábado, 6 de abril de 2013

Pianista Sylvia Maltese lança CD em Tatuí




Encontros com a Música de São Paulo” é o mais recente disco da pianista Sylvia Maltese, com lançamento na quarta-feira, 10, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”. O projeto é patrocinado pelo Proac (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Estado da Cultura, do governo de São Paulo, e o recital terá entrada franca.
O CD apresenta obras de compositores nascidos na capital São Paulo e em várias cidades do interior do Estado, a partir de Carlos Gomes (1836 -1896), até a atualidade, mostrando quase 200 anos de produção de compositores paulistas de várias épocas e estilos.
O repertório do concerto no Conservatório contará com apresentação de obras de Carlos Gomes (“Murmúrio, Improviso”); Zequinha de Abreu (“Não me Toques, Chorinho”); Angelo Camin, Scherzino, Paisagem e Alla Marcia (“Tríptico”); Sandra Abrão (“Sugestão Nativa”); Adelaide Pereira da Silva (“Valsa-Chôro n° 3”); Sergio de Vasconcellos Corrêa (“Quem vê Caras...!”); Silvia de Lucca (“Chacona”); Osvaldo Lacerda (“Ponteios n° 8 e 9”); e Camargo Guarnieri (“Sonatina n° 1”).
A apresentação também contará com as obras “Primeira Valsa”, de Kilza Setti, e “Coral para Piano, para o Domingo da Epifania”, de Almeida Prado (ambas dedicadas à pianista Sylvia Maltese); e “Reminiscências II”, de Nilson Lombardi (obra que homenageia Schumann).
De acordo com material disponibilizado à imprensa, outras cidades receberão os concertos da artista juntamente com o lançamento do CD: Campinas no dia 16 de abril, Osasco em 9 de maio e Botucatu dia 5 de junho.

Sobre o cd

Conforme a assessoria de imprensa de Sylvia Maltese, a música de concerto do Estado de São Paulo, desde o século 19, tem “grande representatividade” para a música brasileira e seus compositores obtiveram reconhecimento nacional e internacional. Nesse sentido, a assessoria destaca que muitas cidades do Estado estão representadas no CD.
Carlos Gomes nasceu em Campinas, Zequinha de Abreu, em Santa Rita do Passa Quatro, Camargo Guarnieri, em Tietê, Adelaide Pereira da Silva, em Rio Claro, Almeida Prado, em Santos, Clorinda Rosato, em São Simão, Nilson Lombardi, em Sorocaba, e Alexandre Levy, Angelo Camin, Luiz Levy, Kilza Setti, Osvaldo Lacerda, Sandra Abrão, Sérgio de Vasconcellos-Corrêa e Silvia de Lucca, na cidade de São Paulo.
Na impossibilidade de se colocar em um único recital o repertório completo que consta no CD (são 22 músicas em quase 75 minutos), em cada um dos recitais de lançamento, são apresentadas algumas das obras dos célebres compositores nascidos ainda no século 19, como Carlos Gomes, Zequinha de Abreu, Alexandre Levy e Luiz Levy.
O recital também abre espaço para o “notável compositor e mestre de toda uma geração de compositores brasileiros”, Camargo Guarnieri, além de uma parte das obras de grandes compositores que tiveram sua maior atuação desde a segunda metade do século 20 até a atualidade: Almeida Prado, Ângelo Camin, Clorinda Rosato, Adelaide Pereira Da Silva, Kilza Setti, Nilson Lombardi, Osvaldo Lacerda, Sandra Abrão, Sérgio de Vasconcellos-Corrêa e Silvia de Lucca.

Sylvia Maltese

De acordo com as informações disponibilizadas à imprensa, o desempenho da paulistana Sylvia Maltese como pianista, professora e pesquisadora lhe valem o reconhecimento do público e da crítica especializada.
Vários prêmios foram-lhe outorgados durante a carreira, entre os quais o da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 2011, pela atuação como recitalista; o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de 2011; “Excelência Mulher 2011”, pelo conjunto da obra; e, também em 2011, a Comenda “Carlos Gomes”.
Por sua participação no Duo Pianístico de São Paulo, juntamente com a pianista Marlys Lopes Gatto, Sylvia recebeu o prêmio da APCA em 1983, como “melhor conjunto instrumental”.
Com a mãe, a também pianista Ida Maltese, ela iniciou os estudos musicais, prosseguindo-os com Dinorá de Carvalho, José Kliass, Cláudio de Brito e Anna Stella Schic.
Sylvia desenvolveu a carreira alternando apresentações solo com duos com os pianistas Marlys Lopes Gatto, Clélia Ognibene, Paola Tarditi, Joel Bello Soares e com a mãe.
Seus mais recentes CDs solo são “Música Brasileira para Piano – Savino De Benedictis e sua Escola de Composição” (2002); “Música Brasileira do Império – Visconde de Taunay” – composições para piano (2008); “Mulheres Compositoras França-Brasil” (2009); e “Emilia De Benedictis”, obra completa para piano (2010), além de “Encontros com a Música de São Paulo” (2012).
A pianista atua em concertos, congressos e festivais em importantes centros de cultura musical do Brasil e do exterior. Ministra cursos de técnica e interpretação pianística e, como membro de júri, participa de concursos de piano nacionais e internacionais.
Dedicaram-lhe obras os compositores brasileiros Adelaide Pereira da Silva, Almeida Prado, Amaral Vieira, Dinorá de Carvalho, Kilza Setti, Maria Helena Rosas Fernandes, Nilcéia C. da Silva Baroncelli, Nilson Lombardi, Otávio Azevedo, Sérgio O. de Vasconcellos-Corrêa e Silvânia Barros. Desde 2006, Sylvia é membro titular da Academia Nacional de Música.
                                                                                   Oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More