sábado, 13 de abril de 2013

Artista plástico aguarda inauguração de novas esculturas na cidade

Cláudio ao lado da escultura do saudoso professor Paulo Ribeiro.



No sábado (6), o artista plástico Cláudio Camargo recebeu a reportagem do Jornal Integração em sua oficina, instalada em um barracão no Bairro Santuário, em Tatuí, e falou sobre seus trabalhos e o projeto de instalação de esculturas em homenagem a músicos e seresteiros tatuianos em logradouros públicos da cidade. Cláudio diz que está sendo questionado pelos populares a respeito da continuidade deste projeto de cunho artístico, cultural e turístico, que envolve onze esculturas, pois já faz algum tempo que não ocorre a inauguração de nenhuma obra.
Até o momento, foram instaladas esculturas dos músicos Bimbo Azevedo e João Del Fiol, na Praça da Matriz, de Nacif Farah, na Praça Paulo Setúbal, e da figura de um maestro, na rotatória do Conservatório, no início da Avenida Firmo Vieira de Camargo. Cláudio revela que a próxima fase será inaugurar esculturas em homenagem a sete seresteiros, na Praça Manoel Guedes, a “Praça do Museu”. Essas obras reverenciam as memórias de Paulinho Ribeiro, Noel Rudi, João do Irineu, Ditinho Rolim, José Fiuza, Osmil Martins e Raul Martins.
O artista conta já entrou em contato com o Departamento de Cultura da nova administração municipal e foi informado que o projeto será mantido. “Recebi o sinal verde e já conversei com um engenheiro responsável, que realizou a medição dos locais onde serão instaladas as esculturas na Praça do Museu. Acredito que, em breve, estas obras poderão ser inauguradas na administração do prefeito Manu e deverão embelezar ainda mais aquela praça”, salienta.
Cláudio Camargo conta que suas obras são produzidas com material de alta durabilidade, resistência e robustez, para evitar ações de vandalismo e preservar, durante longo tempo, os monumentos e esculturas. “Antes de iniciar este trabalho, pesquisei a história da escultura no Brasil e algo que me chamou a atenção foi a fragilidade das obras. Pensando nisso, procurei desenvolver um processo especial de trabalho, com estrutura maciça e reforçada. Para se ter uma ideia, cada obra pesa aproximadamente 900 quilos”, destaca.
Existe também um compromisso em retratar os homenageados com a mais fiel semelhança e riqueza de detalhes, que permita uma visão tridimensional. “Levo isso muito a sério nos meus projetos, pois quando você convida os familiares para ver a obra, eles precisam se identificar de imediato com a figura, é necessário que ela desperte lembranças e emoções”, completa.
Os trabalhos de Cláudio Camargo podem ainda ser apreciados em cidades da região. O artista esculpiu um monge de mais de dois metros de altura, ligado à história religiosa de Capela do Alto. A obra foi instalada em um logradouro central daquela cidade e Cláudio conta que está produzindo outras cinco esculturas para o município vizinho, retratando personagens importantes na área do desenvolvimento capelense. Em Itapetininga, Cláudio esculpiu a imagem de Anésia Pinheiro Machado, a primeira aviadora do Brasil, nascida naquela cidade.
Os interessados em conhecer o trabalho do artista plástico podem entrar em contato pelo fone: (15) 9731-9645 ou e-mail: claudio.esculturas@gmail.com e agendar uma visita. Recentemente, Cláudio Camargo recebeu os alunos de um grupo de catequese da igreja do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, mostrou a eles o processo de criação e produção de uma escultura e ministrou uma palestra sobre arte. “Quando recebo as pessoas, procuro não somente divulgar meu trabalho, mas também o nome de Tatuí. Para mim, é um motivo de orgulho ter a oportunidade de representar esta cidade, através da arte e da cultura”, ressalta o artista, que teve a foto da escultura do maestro estampada em um dos catálogos da multinacional Guardian. “Estes catálogos são distribuídos aos funcionários de todas as unidades da empresa pelo mundo”, finaliza.
                                                                             Jornalintegracao.com.br

Twitter Facebook More