sábado, 9 de março de 2013

Túnel descartado na ‘SP-141’ é reavaliado por governo Municipal




Apresentada como proposta para desafogar o trânsito nas imediações da vila São Cristóvão em fevereiro do ano passado, a construção de túnel de acesso direto entre a avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali e a rodovia Mário Batista Mori (SP-141) foi retomada neste ano.
O governo municipal anunciou, nesta semana, que está reavalizando o projeto elaborado pela CCR SPVias.
Atendendo pedido da administração anterior, a concessionária havia realizado estudo técnico para elaboração de soluções no acesso ao município. O objetivo era evitar que, nos próximos anos, haja congestionamento de veículos naquela região.
O trevo da vila São Cristóvão é acessado por motoristas que circulam nas SPs 129 (Gladys Bernardes Minhoto – entre Tatuí e Boituva), 127 (sentido São Paulo e Cerquilho), 280 (Castello Branco – São Paulo, Itu e Sorocaba) e 141 (Cesário Lange).
Ele também é um dos principais pontos de acesso dos moradores do Residencial Astória (SP-127) e de bairros populosos, como o Jardim Gonzaga, Jardins de Tatuí, vila Angélica e Jardim Aeroporto (acessados via SP-141).
A partir dos estudos, a concessionária entregou vários projetos ao Executivo, um deles o que previa a construção de um túnel. A ideia havia sido descartada pelo governo municipal anterior, mas voltou a ser revista pela Prefeitura, conforme antecipou a O Progresso o vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Segurança Pública, Vicente Aparecido Menezes.
Pelo projeto, o túnel seria construído bem abaixo do trevo e destinado a tráfego de pessoas que sairiam da região da SP-141 ao centro do município, pela Pompeo Reali.
No ano passado, a ideia havia sido descartada por conta do prazo de “durabilidade” da obra. À época, a Prefeitura havia alegado que o projeto era mais barato que a segunda proposta – a construção de um pontilhão logo à frente do trevo, com marginal paralela –, mas, pelos cálculos do Executivo, resolveria o problema por um período máximo de aproximadamente dez anos.
Nesta semana, Vicente afirmou que o projeto do túnel está sendo retomado pela municipalidade. O vice-prefeito, o prefeito José Manoel Correa Coelho e o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, apresentaram-no, na tarde de segunda-feira, 4, a representantes da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo).
Junto com o projeto, os três entregaram propostas de construção de novos acessos na SP-127 no trecho entre Tatuí e Itapetininga.
“Além do túnel, nós vamos pedir os acessos ao novo fórum e que atendam a reivindicações antigas, como dos moradores do bairro Santa Adelaide”, comentou o vice-prefeito.
“Não sei se, naturalmente, vamos conseguir fazer isso. Lógico que estamos falando em hipótese, ainda, e isso requer estudos mais aprofundados. Mas são coisas possíveis de serem realizadas”, enfatizou Vicente. Segundo ele, a execução dos acessos e do túnel terá de ser discutida entre a Artesp e a SPVias.
                                                                                       Oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More