sábado, 9 de março de 2013

Estacionamento rotativo deve voltar a vigorar ainda este mês


Neste mês, provavelmente, vamos assumir o rotativo”. Esta é a previsão divulgada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Segurança Pública, Vicente Aparecido Menezes, Vicentão, para o retorno do funcionamento do sistema de estacionamento rotativo.
Vicente adiantou, entretanto, que o Executivo deve retomar o serviço por conta própria. Diferentemente do que fora divulgado em janeiro pelo Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes), o sistema será gerido pela municipalidade. No primeiro mês do ano, a ideia era reativá-lo via terceirização.
Conforme o secretário, o Executivo deverá administrar o estacionamento por tempo não determinado. Entretanto, Vicente disse que a intenção é haver contratação de empresa especializada. O prazo para terceirização também não está definido.
Além do rotativo, que deverá contar com ampliação da chamada “zona azul” – área em que o sistema de cobrança por tempo vigora –, o vice-prefeito antecipou que a Secretaria de Fazenda e Finanças realizará, neste mês, licitação para contratação de nova empresa. A vencedora assumirá os serviços de radares (instalação de novos e manutenção) e gestão de multas.
Esses serviços ficavam a cargo da Tesc – Sistemas de Controle Ltda., que teve os bens bloqueados por conta de decisão judicial a respeito de ação civil pública proposta pelo MP (Ministério Público). Vicente informou que o procedimento a ser aberto prevê a melhoria dos serviços ligados ao trânsito.
Também disse que o Executivo vai reativar a função de agente de trânsito – que havia sido extinta pela administração anterior. Para isso, a Prefeitura estuda mecanismo jurídico que viabilize ou o deslocamento de outros funcionários municipais, ou a contratação de novos agentes, por meio de concurso público.
Atualmente, o Demutt conta com dois agentes, dos oito que haviam sido contratados mediante concurso público. Os demais servidores foram realocados e integram quadro do quartel do CB, como bombeiros municipais.
Vicente disse que entende que a figura do agente de trânsito é “importantíssima”. Afirmou, também, que a presença deles é obrigatória nas cidades e que, nos próximos meses, todos os serviços de trânsito serão restabelecidos.
                                                                                 Oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More