sábado, 9 de fevereiro de 2013

Saúde inicia serviço de coleta de medicamento fora de data

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou novo serviço a partir deste ano. Trata-se do sistema de coleta e descarte adequado de medicamentos com prazo de validade vencido. O serviço também é estendido aos produtos veterinários, incluindo as amostras grátis.
Conforme informou a assessoria de comunicação do Executivo, os remédios podem ser entregues na Vigilância Sanitária, de segunda a sexta, em horário comercial. O endereço do setor é a rua José Ortiz de Camargo, 594, no centro.
A ação é parte da coleta regular de material médico-hospitalar realizada duas vezes por semana, às segundas e quintas, pela Silcon Ambiental.
A empresa é responsável pela coleta de todo o lixo produzido pelas unidades básicas de saúde e demais órgãos ligados à secretaria, “segundo padrões e procedimentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”.
A Secretaria Municipal de Saúde recebe, ainda, medicamentos doados por pacientes que encerraram seus tratamentos. A coleta é feita diariamente.
Conforme o setor de comunicação da Prefeitura, muitos desses remédios estão deteriorados ou em más condições de armazenamento, com embalagens violadas, e não servem para outras pessoas.
“É importante que seja feito o descarte correto, pois, no lixo convencional, pode acontecer a ingestão acidental de cães, gatos e outros animais, além do risco ao meio ambiente e à própria população”, comentou o farmacêutico Guilherme Orsi.
Todos os medicamentos coletados no município serão encaminhados para a plataforma de tratamento de resíduos na cidade de Paulínia. Lá é realizada a “incineração adequada do lixo químico, biológico e perfuro cortante”.
Outras informações sobre o descarte são fornecidas pelo telefone (15) 3305-8855.
                                                                                    oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More