quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Corpo de Bombeiros tem o efetivo reforçado em 5 homens


O Corpo de Bombeiros de Tatuí ganhou reforço de cinco homens neste mês. Os novos “soldados do fogo” são concluintes do curso de bombeiro municipal, função viabilizada na cidade por conta da renovação de convênio entre a Prefeitura e o Estado.
A formatura deles aconteceu no dia 16 deste mês, na cidade de Franco da Rocha. Os bombeiros municipais são funcionários do Executivo que participaram de formação de quatro meses realizada na ESB (Escola Superior de Bombeiros).
Conforme explicou o comandante do 2o Grupamento do Corpo de Bombeiros de Tatuí, capitão Miguel Ângelo de Campos, os formandos já estão atuando nas ocorrências de resgate e combate a incêndio. Eles colaboravam, anteriormente, realizando serviços administrativos no quartel do município.
A cessão dos servidores municipais para apoio aos bombeiros aconteceu no ano passado. Eles atuavam, até então, como agentes de trânsito.
Com a realocação deles para o quartel do CB e a renovação do convênio entre o Executivo e o Estado, houve a possibilidade de os servidores frequentarem a ESB.
Dos oito agentes de trânsito enviados pela Prefeitura aos bombeiros, apenas cinco integraram a primeira turma de bombeiros municipais. Um deles abriu mão da formação porque pediu para colaborar com a PC (Polícia Civil). Um segundo adiou a oportunidade por conta da faculdade e, um terceiro, porque se licenciou para concorrer ao cargo de vereador nas eleições de 2012.
“Por essas razões, tivemos somente cinco na primeira turma”, disse o comandante dos bombeiros. Segundo ele, com a conclusão do curso, os ex-agentes estão qualificados para assumir as mesmas funções exercidas pelos militares.
Campos explicou que não há distinção entre os bombeiros militares e os municipais. “A única diferença é o vínculo empregatício”. Os militares são subordinados ao governo do Estado de São Paulo e os municipais, ao Executivo local, que renovou contrato no final do ano passado.
O convênio anterior era datado de 1996 e não previa possibilidade de os bombeiros agregarem colaboradores. “No final do ano passado, a Prefeitura renovou o contrato com uma nova formatação”, contou o comandante.
Segundo ele, o novo convênio regulamentou o que “já vinha acontecendo em grande parte das cidades do Estado”: a colaboração de funcionários municipais.
“Desde o começo, nós sempre tivemos guardas trabalhando conosco, mas sempre ficava uma lacuna na legislação com relação ao Estado”, citou Campos. Conforme o capitão, Tatuí previa a cessão de funcionários para auxiliar a corporação nos trabalhos do dia a dia, mas o Estado, não.
“O convênio anterior não previa essa situação. A renovação dele, no ano passado, permitiu que o Corpo de Bombeiros aceitasse os servidores municipais”, comentou. Após passarem por capacitação, os funcionários do município são chamados de bombeiros municipais e ficam aptos a atuar na função.
A capacitação também permite que eles realizem formações específicas e, com elas, colaborem ainda mais com os atendimentos prestados à população. Como exemplo, o comandante disse que eles poderão se matricular na formação de motoristas de caminhões de resgate, entre outros. As “especializações” também são oferecidas pela escola de Franco da Rocha.
“A base dos bombeiros municipais é a mesma dos militares, mas, para dirigir uma viatura de uso específico, ser mergulhador e trabalhar em altura, eles precisam ser capacitados. Com a formação que tiveram, os bombeiros municipais podem frequentar os cursos pontuais”, comentou o comandante.
Conforme ele, além de atuar nas ocorrências de resgate e incêndio, os bombeiros municipais podem prestar primeiros-socorros e realizar salvamentos. “Eles estão prontos para o serviço operacional. O que nós queremos deles, agora, é capacitá-los para os cursos de especialização”.
A meta do comando local é ampliar o número de bombeiros municipais em atuação para 15. “Existe uma proposta, da nossa parte, aceita pelo prefeito José Manoel Correa Coelho e pelo vice-prefeito Vicente Aparecido Menezes”, adiantou Campos. Segundo ele, a ideia está sendo discutida desde o final de 2012 e poderá ser colocada em prática nos próximos meses.
O estudo de viabilidade ficará a cargo da Secretaria Municipal de Governo e Segurança Pública, dirigida pelo vice-prefeito. “Ele já esteve no quartel com o prefeito antes mesmo de tomar posse. Na ocasião, expusemos para eles os trabalhos que fizemos e o que já tivemos de apoio do município”, falou Campos.
De acordo com o comandante dos bombeiros, Manu e Vicentão ficaram “sensibilizados” e demonstraram interesse em colaborar com a corporação para que haja aumento do efetivo. “Colocamos para eles o número de 15. Nós já temos cinco capacitados, precisamos de mais dez”, argumentou o oficial.

Diversos Setores

Os novos bombeiros municipais poderão vir de “diversos setores”. É o que explicou o comandante do 2o Grupamento de Tatuí. De acordo com Campos, o novo convênio permite que não só guardas civis municipais e agentes de trânsito possam optar pela formação, como amplia para qualquer funcionário.
As únicas exigências, porém, é que o trabalhador possua vínculo empregatício com a Prefeitura e tenha perfil próximo dos militares. “Não é qualquer servidor que aceita ficar quatro meses em regime de internato. Nem todas as pessoas se sujeitam a uma formação como essa”, disse Camargo.
Durante o curso de formação, os alunos ficam reclusos na ESB de segunda a sexta. Eles fazem atividades nos períodos de manhã e noite e, ao final, recebem diploma de conclusão.
A solenidade no início do mês contou com participação de familiares dos bombeiros municipais de Tatuí e do prefeito. Além do efetivo de Tatuí, a cerimônia marcou a formatura de outros 57 bombeiros municipais.
Eles passaram a compor guarnições do Corpo de Bombeiros de 15 cidades do interior e estudaram matérias envolvendo as atividades operacionais da corporação (resgate, combate a incêndios e salvamentos diversos).
                                                                                               Oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More