domingo, 23 de dezembro de 2012

Núcleo considerado referência é inaugurado


Solenidade na manhã de quinta-feira, 20, marcou a inauguração do Núcleo de Educação Ambiental “Rita Correa Coelho”. O espaço funciona no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca” e é considerado referência no assunto.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o núcleo levou três anos para ser estruturado. Ele atende todas as Emefs (escolas municipais de ensino fundamental) e segue regras de sustentabilidade, aplicadas nas construções dos ambientes nos quais as crianças recebem instruções sobre a natureza.
O evento de inauguração teve presença do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, do vice-prefeito Luiz Antônio Voss Campos, dos secretários municipais: Marisa Aparecida Mendes Fiúsa Kodaria (Educação), Jorge Roberto Rizek (Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude), Célio José Valdrighi (Agricultura) e Marcello Ribeiro da Silva (Meio Ambiente).
As autoridades apresentaram o espaço aos professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas municipais.
Também conheceram as dependências do núcleo os familiares da homenageada. Eles participaram do descerramento da placa inaugural ao final da cerimônia, aberta com execução do Hino Nacional.
Acompanharam o evento os filhos da tatuiana que dá nome ao espaço: o prefeito eleito José Manoel Correa Coelho, o Manu, Carlos de Campos Camargo, a nora da homenageada, Márcia Martins Gardenal de Campos Camargo, e os netos Geovani Gardenal de Campos Camargo, Eduardo Guedes Costa de Campos Camargo e Pâmela Guedes Costa de Campos Camargo.
Na solenidade, Rita teve o nome lembrado pela secretária municipal da Educação. Em discurso, a titular da pasta disse que a homenageada dá nome a um projeto iniciado há três anos. “Nós o formatamos durante esse período, e, agora, estamos conseguindo entregar todo ele estruturado”, declarou ela.
O objetivo da secretaria é expandi-lo para receber crianças das creches e pré-escolas do município. A ideia é que os estudantes tenham, o mais breve possível, contato com a natureza e participem de atividades realizadas de acordo com a idade deles.
O núcleo também é franqueado para cidades da região. “Nós o abrimos para os municípios vizinhos”, disse Marisa.
No “Maria Tuca”, a secretaria incluiu a “horta mandala” (horta orgânica no formato circular) e a cozinha experimental. Por meio dessas atividades, as crianças vão aprender a utilizar os alimentos que elas mesmas cultivam.
Marisa lembrou, ainda, que o Executivo priorizou a construção sustentável para edificar os ambientes utilizados para as atividades. “Está tudo dentro desses moldes, como eram as casas antigas, de ‘pau a pique’, por exemplo”, descreveu.
A secretária afirmou que a entrega representou a concretização de um sonho para o Executivo e que o espaço vai beneficiar não só as crianças, mas a população de Tatuí.
Dirigindo-se ao filho da homenageada e prefeito eleito, ela disse que tinha certeza de que Manu daria continuidade ao projeto.
Emocionada, Marisa fez referência ao modo de vida simples da homenageada. “Ela era uma pessoa que encarnava a terra, encarnava a natureza”, disse.
“A Rita, a vida inteira, viveu na maior simplicidade. Parece que ela faz parte disso aqui. Nada mais merecido do que isso”, completou.
A secretária lembrou, ainda, que o projeto de denominação havia sido apresentado pelo então vereador (eleito para 2013) Ronaldo José da Mota. “Tenho que fazer essa ressalva”, disse.
Na sequência, Marisa leu o currículo de Rita. A homenageada nasceu em 27 de julho de 1933, filha do agricultor Manoel Correa Garcia e de Leonor Vieira de Oliveira, sendo casada com Pedro de Campos Camargo, com quem teve dois filhos (Eduardo de Campos Camargo e Carlos Roberto). Com o falecimento do marido, casou-se com José Ferreira Coelho, com quem teve Manu.
Rita faleceu em Tatuí no dia 23 de outubro de 2010, findando, conforme a secretária da Educação, “uma linda história de vida”. “Ela era de uma simplicidade extrema, e sempre teve contato com a terra e com os animais. Esse é o legado que ela deixou e que eu tenho certeza que vai ser preservado”, disse Marisa.
Representando a família, o prefeito eleito agradeceu a homenagem, cumprimentou os vereadores eleitos que compareceram e o vice-prefeito eleito Vicente Aparecido Menezes.
Manu também parabenizou o prefeito Gonzaga, a secretária e toda a equipe do Executivo. Disse, ainda, que dará continuidade ao núcleo e a todos os projetos de “alta relevância”.
O prefeito eleito afirmou que a inauguração representou uma data especial para a família. Disse que o núcleo significa uma homenagem como filho e uma responsabilidade como gestor público. “É uma coisa que nos deixa, realmente, muito emocionados. Um presente de final de ano”, falou à reportagem.
Manu comentou que a mãe sempre esteve ligada ao ambiente rural e que o espaço mantém viva a memória dela.
“Ele funciona num lugar muito especial, que tem um trabalho com reciclagem, inclusão social e sustentabilidade. É um ambiente caracterizado que vem, realmente, ao encontro de uma escola maravilhosa. Só posso dizer que estou muito contente”, declarou.
Em discurso, Gonzaga falou sobre o trabalho desenvolvido no “Maria Tuca” e sobre a própria homenageada. Depois, convidou os participantes e familiares de Rita a conhecerem as dependências do núcleo. “É um projeto muito bonito”, afirmou.
Gonzaga disse que a educação ambiental tem de ser vista como prioridade e que é importante as crianças terem uma nova mentalidade sobre ecologia.
O prefeito afirmou, ainda, que tem certeza de que o núcleo seria muito bem cuidado pelo futuro prefeito e pela equipe dele, que assumirá em 1o de janeiro.
“É um projeto pioneiro na nossa região. Um local tão agradável e que agora tem um nome muito bem lembrado”, falou ele, referindo-se à homenageada.

Encerrando ciclo

Em pronunciamento, Gonzaga declarou-se feliz com a cerimônia que marcou a entrega do núcleo de educação ambiental. “Comecei o meu mandato inaugurando escola e estou terminando inaugurando escola. A Educação, realmente, teve uma prioridade muito grande na nossa gestão”, afirmou.
O prefeito também comentou sobre a personalidade da homenageada e disse que fez questão de entregar o núcleo com o nome dela – como um dos últimos atos da administração dele – por “uma questão de justiça”. “Ela era uma pessoa que, na simplicidade, deixou um exemplo de amor à natureza”.
Gonzaga também fez referências a Manu. Citando conversa que teve com a mãe do político eleito para o próximo ano, Gonzaga disse que havia dito a ela que tinha certeza de que o filho seria prefeito de Tatuí. “Mas eu confesso que não queria que fosse agora”, brincou.

Escola especial

O Núcleo de Educação Ambiental “Rita Correa Coelho” é considerado uma escola especial pelo Executivo. O prefeito afirmou que, além do contato com a natureza, as crianças que frequentam atividades no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca” aprendem a cuidar melhor do meio ambiente e a ser cidadãos melhores.
“É um sonho que estamos deixando realizado. Para mim, é um momento feliz, porque eu elegi a Educação, desde o primeiro dia da minha gestão, como meta principal. Eu cumpri esse objetivo e estou realizado”, disse à reportagem.
Gonzaga afirmou que o município avançou “em muito” na questão ambiental. Segundo ele, Tatuí não tinha uma polícia de meio ambiente. “Hoje, as pessoas passaram a ter contato e a respeitar o meio em que vivem. Temos ainda um longo caminho, no meu modo de ver, com relação à Educação”, disse.
O prefeito atentou para o fato de que ainda existem práticas de destinação incorreta de lixo. Conforme ele, trata-se de uma cultura que precisa ser revista e que passa, em primeiro lugar, pela educação – razão da criação do núcleo ambiental.
Ainda no setor de meio ambiente, o prefeito destacou que o município registrou avanços com relação à reciclagem de determinados materiais.
“Uma ação da qual eu me orgulho muito e que foi praticamente a primeira da minha gestão foi a retirada das famílias que viviam do lixão”, lembrou Gonzaga.
O Executivo remanejou as famílias que retiravam o sustento do aterro para a Cooreta (Cooperativa de Reciclagem de Tatuí). “Elas, hoje, vivem numa condição muito melhor. Deixo esse legado para ser continuado”.
Ao criar o núcleo, o prefeito afirmou que o Executivo reforçou o trabalho de conscientização ambiental, uma vez que os estudantes aprendem, desde pequenos, a respeitar a natureza.
Géssica Gralhóz, coordenadora do espaço, explica que a criança que participa das atividades promovidas no “Maria Tuca” passa a defender o meio ambiente quando vê uma situação de depredação.
“Ela fica inconformada, quando se depara com algum adulto agredindo o meio ambiente”, falou.
A coordenadora explicou que o núcleo oferece atividades, de segunda a sexta, em todos os espaços do parque ecológico.
Além da visitação, os estudantes fazem uma trilha ecológica, vão ao atelier sustentável e atuam na “horta mandala” e na cozinha experimental.
As atividades têm duração de duas horas por turma e acompanhamento de professores e monitores. O projeto é desenvolvido durante todo o ano e engloba os estudantes das escolas da zona rural.
O núcleo deverá voltar a operar em março de 2013, com a retomada do calendário de aulas.
                                                                               oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More