domingo, 23 de dezembro de 2012

Militar tem reforço de policiamento e divulga queda de furto de veículos





Desde o início do mês, a Polícia Militar reforçou a presença de efetivo no município. A prioridade no patrulhamento são as áreas comercial e bancária, localizadas na região central.
Segundo detalhou o comandante da 2a Companhia da cidade, capitão Kleber Vieira Pinto, o esquema especial visa oferecer segurança às pessoas que buscam o comércio. As lojas funcionam em horário especial (até às 22h de segunda a sexta-feira) desde o dia 1o de dezembro.
O reforço conta com praticamente todo o efetivo da Polícia Militar. Conforme o comandante, até mesmo os policiais que atuam no setor administrativo saem às ruas. “Eles estão apoiando no centro, em dias da semana, durante o horário comercial”, comentou.
Motos da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) também são empregadas no patrulhamento. “Normalmente, duas delas fazem as rondas. Nesse período, nós temos três rodando exclusivamente nesse período”.
A PM conta, ainda, com apoio do batalhão de Itapetininga. O comando da cidade vizinha destaca, até o mês que vem, uma viatura por dia para atuar no reforço. “Os policiais que vêm para cá também são da administração”, comentou o capitão.
Parte da equipe da Força Tática também participa das fiscalizações e dos patrulhamentos realizados pela PM nos principais pontos das áreas comercial e bancária ao longo do mês. Um deles está fixado na Praça da Matriz, no cruzamento das ruas 11 de Agosto com Coronel Aureliano de Camargo.
De acordo com o comandante, até mesmo o canil da companhia tem participação no trabalho preventivo. O patrulhamento com os animais é feito a pé.
Segundo o capitão, o objetivo principal é reduzir o número de crimes. Os mais comuns são furtos a carteiras, a celulares e prática de estelionatos.
“Cabe até uma ressalva: a PM orienta as pessoas e dá dicas de segurança para que elas evitem contato com estranhos. Desconfiem se algum desconhecido tentar auxiliar na compra de produtos ou se aproximar em situações inusitadas”.
Conforme ele, muitos golpistas tentam distrair as vítimas com conversas para que um segundo criminoso possa praticar o furto ou aplicar o estelionato. Em geral, levam carteiras, aparelhos celulares, dinheiro e documentos.
A PM também orienta para que as pessoas dificultem a visualização de senhas, no caso de compras com cartões de crédito, ou saques em agências bancárias.
“Nós recomendamos, ainda, que as pessoas que utilizam bolsas – principalmente as mulheres – que as carreguem sempre junto ao corpo”, adicionou o capitão.
Kleber aponta que é preciso ter cuidado redobrado no final de ano, especialmente no caso de a pessoa estar carregando valores em dinheiro.
“O criminoso faz um estudo antes para saber o ambiente e verificar se a vítima, em potencial, está distraída. Por isso, recomendamos que a pessoa tome cuidado, olhe ao redor, dos lados e atrás. É preciso prestar sempre atenção total”.
O recomendado é que o cidadão observe se há movimentação estranha ou se alguém o está seguindo sempre que estiver caminhando. Em caso positivo, deve procurar abrigo em alguma loja e ligar, imediatamente, para o 190.
As mesmas regras seguidas por quem caminha a pé valem para quem vai ao centro (para comprar, fazer pagamento de dívidas ou saque de dinheiro) utilizando veículo. Conforme o capitão, o proprietário de carro ou moto também deve obedecer regras, para evitar ter problemas posteriores.
Kleber informa que o comando da PM intensificou as fiscalizações e as presenças de efetivo nos locais de maior incidência de furto ou roubo de veículo.
A medida busca proteger o cidadão e diminuir o número de casos registrados na cidade. No mês passado, a corporação somou 26 furtos de veículos.
Por conta da ação deflagrada neste mês, o comandante diz que houve queda nos casos. “Nós tivemos um pico, no mês passado, muito alto. Com a prisão de uma quadrilha (ainda em novembro), esses delitos diminuíram bastante”.
Até a manhã de quarta-feira, 19, a PM havia contabilizado um único furto de veículo no mês de dezembro. Conforme Kleber, uma moto havia sido levada de um bolsão situado no centro, na rua Coronel Aureliano de Camargo.
“Para que esses números se mantenham, pedimos que as pessoas tomem muito cuidado, principalmente nos bolsões de moto”. As recomendações são para que os proprietários utilizem cadeados, ou, caso tenham possibilidade, instalem travas ou alarmes antifurtos.
As precauções devem ser tomadas tanto por quem frequenta a região central de veículo como para quem se dirige aos bairros periféricos.
Nestes casos, os com maior incidência de furtos e roubos são as vilas Dr. Laurindo e Esperança e o bairro Santa Cruz. Nessas localidades, a PM verifica, também, aumento de roubos a pessoas (com emprego de arma e mediante violência).
Por essa razão, o capitão citou que quem precisar se deslocar dessas regiões até o centro deve se precaver. Evitar andar sozinho, em horários de pouco movimento e quando há suspeita de “movimentação estranha”.
“Se a pessoa notar que está sendo seguida, deve parar em algum ponto seguro e ligar para a PM”. O comandante afirmou que a população deve colaborar com a polícia, no sentido de não se expor a situações de risco.
Também disse que, assim como as medidas, as denúncias são importantíssimas. “É fundamental que as pessoas passem o máximo de características da pessoa que esteja em atitude suspeita. A vítima deve tentar pegar o máximo de detalhes”.
No caso de crimes, o comandante detalhou que a vítima deve tentar manter a calma, não reagir e prestar o máximo de atenção possível ao redor dela.
“Se o bandido estiver de veículo, a pessoa deve tentar guardar o modelo, a cor, o número das placas, como ele está vestido, a cor da roupa, do capacete e o destino que o criminoso está tomando. Enfim, o que for possível”.
As informações devem ser repassadas à PM o mais rápido possível. Conforme o comandante, mesmo que haja somente suspeita, é obrigação da polícia verificar se a denúncia procede ou não.
“Mesmo que haja uma abordagem e, depois disso, seja descartada a suspeita, o cidadão deve informar a situação à PM. É direito dela e o nosso dever”, afirmou o capitão.
Kleber explicou que todas as informações repassadas à Polícia Militar são mantidas em sigilo. “Nós sempre vamos preservar a fonte. Nunca vamos falar quem fez a denúncia ou colocar o denunciante em situação de risco”.

Horário vulnerável

Ainda que os crimes não tenham horário fixo para ocorrer, o comandante da 2a Companhia informou que a maioria dos furtos e roubos ocorre no período vespertino. “Conforme as ocorrências que atendemos, eles são mais praticados entre as 14h e 22h”, disse Kleber.
De acordo com ele, quem for às compras deve evitar circular sozinho, com documentos à vista e priorizar o uso de cartão como forma de pagamento.
“O marginal vai, primeiro, fazer um estudo da vítima, do local onde ela vai atuar. A pessoa que se dirige ao centro da cidade deve ficar atenta a tudo”.
Os pedestres devem evitar caminhar falando ao celular. E quem estiver com bolsa deve carregá-la presa ao corpo. “De preferência, grudada ao tórax”.
O capitão afirmou que muitos furtos, e até mesmo roubos, ocorrem quando há distração das vítimas. “Quem tem bolsa com zíper não deve carregá-la, nunca, na parte de trás do corpo. Nem abrir e fechá-la na presença de estranhos”.
Dentro das agências bancárias, Kleber afirmou que deve haver mais cuidado. “É importante que a pessoa não deixe ninguém acompanhar a operação que ela estiver fazendo”.
O usuário tem de tentar manter o máximo de discrição – mesmo no caso de uma consulta a extrato bancário. “É possível que alguém esteja dentro do banco só para dar dica para quem está fora praticar o roubo, ou seguir a vítima até a residência dela”.
Kleber recomendou, também, que o cidadão priorize o cartão como forma de pagamento. Entretanto, destacou que a pessoa não deve carregar a senha junto com o cartão.
“O principal de tudo é a vigilância, é manter a atenção. A pessoa tem que estar sempre atenta para detalhes mínimos, para evitar ser vítima”.
No caso de o crime já ter ocorrido, o comandante recomenda que a vítima ligue imediatamente para a Polícia Militar. “Depois, ela deve procurar a Polícia Civil para registrar boletim”.
Kleber lembra que os registros são fundamentais para que documentos e cartões bancários, que tenham sido furtados ou roubados, possam ser bloqueados. “Se a pessoa tiver as características dos acusados, ela deve passar o mais rápido possível para a PM, que, com certeza, vai agir”, afirmou.
As recomendações são repassadas aos pedestres que passam pelas regiões onde há patrulhamento ostensivo desde o início do mês. Além dos cuidados para quem vai ao centro (a pé ou com veículo), a PM orienta que os proprietários de residências tomem precauções para evitar furtos.
Uma das medidas é evitar deixar o imóvel fechado por longo período. “O recomendado é que o dono peça para um vizinho tomar conta”. Segundo o comandante, esses são cuidados básicos, mas que garantem segurança.
                                                                                         oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More