quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Museu expõe ‘melhores fotos do mundo’




O Museu Histórico “Paulo Setúbal” apresenta a exposição fotográfica “Sony World Photography Awards”. A mostra ficará em cartaz até 17 de fevereiro e apresenta o resultado de uma das competições de fotografia mais importantes do mundo, promovida anualmente pela World Photography Organisation, de Londres.
A “Sony World Photography Awards” chega ao município por meio de parceria entre o MIS (Museu da Imagem e do Som), de São Paulo, e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude.
De acordo com informações disponibilizadas pelo MIS, a WPA (World Photography Awards) é considerada a competição fotográfica mais abrangente do mundo e reconhecida por consagrar talentos por meio da divulgação internacional dos premiados.
A mostra, apresentada com sucesso em 2010 e 2012 no MIS, consiste em um panorama amplo das diversas tendências da fotografia contemporânea, por meio dos vencedores da “Professional Competition” e da “Open Competition”, premiações organizadas anualmente pela World Photography Organisation.
“Os participantes são desafiados a produzir uma imagem que captura um momento singular que se encaixe em uma das categorias oferecidas”, cita o MIS em material enviado à imprensa.
As competições recebem trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais em mais de 15 categorias. Conforme material de divulgação do MIS, em 2011, houve inscrição de 158 mil trabalhos, oriundos de 162 países.
As dez imagens vencedoras de cada categoria foram selecionadas pela comissão de jurados da World Photographic Academy, composta pelos fotógrafos Elizabeth Zeschi, Julia Fullerton-Batten, Rena Effendi e RJ Muna.
Além disso, a seleção contou com a participação de Francis Hodgson (crítico fotográfico do jornal “Financial Times”), Liu Heung Shing (autor e fotógrafo vencedor do Prêmio Pulitzer), Elisabeth Biondi (editora fotográfica da revista “The New Yorker Magazine”), Pedro Meyer (fotógrafo e fundador do portal “ZoneZero”), Stephen Mayes (diretor-geral do “VII Photo Agency”), Terri Manduca (agente de fotógrafos) e Mike Trow (editor fotográfico da revista “British Vogue”).
Um dos prêmios oferecidos às melhores obras das competições é a exibição internacional. Para a exposição promovida pelo MIS, a comissão de jurados da World Photographic Academy e a direção do museu paulistano fizeram uma nova seleção.
O único trabalho brasileiro escolhido para as exposições pelo interior do Estado é “A Blast of Colours – Uma Explosão de Cores”, de Carlos Henrique Reinesch. A imagem exibe um mutilado vendendo fitas na frente da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador (BA).
O vendedor aparece sentado em um dos degraus da escada em frente à igreja. Ao lado dele, estão as duas próteses que lhe substituem as pernas. Atrás do personagem, a grade que cerca a igreja está enfeitada com fitas, formando a “explosão de cores”.
Outro destaque da exposição é “The Cataracts – As Cataratas”, série de fotografias feitas pelo irlandês Andrew Mcconnell na República Democrática do Congo. As imagens retratam o método de pesca utilizado pela tribo Wagenia.
Os nativos capturam peixes em um trecho de mais de cem quilômetros de queda d’água do rio Lualaba. Para pescar, utilizam jangadas e conseguem subir as corredeiras com rapidez. Os peixes são retirados do rio com a ajuda de cestos de madeira.
O método utilizado pelos wegenias é o mesmo há 130 anos. A cena da pesca deles foi descrita em 1878 pelo explorador inglês Henry Martan Stanley. Ele descobriu o rio e escreveu sobre a técnica dos nativos enquanto passava pelas cataratas e era atacado.
Para o coordenador do Museu “Paulo Setúbal”, o fotógrafo e historiador Thony Guedes, a exposição possui “conteúdo sensacional”.
“É extremamente difícil haver uma oportunidade como essa no interior do Estado. Por isso, veja esta mostra como um presente muito grande para a cidade”, comentou.
Segundo ele, imagens com tamanha qualidade costumam estar acessíveis apenas na internet. “Mas ver estas fotos ao vivo é incomparável”, garantiu o coordenador.
Guedes informou que a exposição está sendo muito bem aceita pelo público. Segundo ele, até mesmo pessoas leigas em fotografia estão percebendo a qualidade do material.
“Os fotógrafos profissionais utilizam um olhar técnico e compreendem o modo de produção da imagem, mas os leigos também se impressionam com a beleza das fotos”, afirmou.
A “Sony World Photography Awards” tem classificação livre e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h (terça e quinta até 21h30).
O Museu “Paulo Setúbal” fica na praça Manoel Guedes, 98, no centro. O contato pode ser feito pelos telefones 3251-4969 e 3259-6586 ou pelo e-mail museupaulosetubal@ig.com.br. Mais informações podem ser obtidas na página www.museupaulosetubal.org.br.
                                                                       oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More