
Dentro de 12 meses, Tatuí terá seu primeiro hotel internacional pronto para operar. Anunciado como hotel “design”, o Ramada Encore teve prazo de conclusão de construção divulgado em evento de lançamento na noite de quinta-feira, 29 de novembro.
A apresentação do investimento reuniu empresários, imprensa e autoridades. Entre elas, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. “Existe uma carência nesse setor”, comentou o gestor municipal.
Segundo o prefeito, há uma grande demanda hoteleira, principalmente por parte das “grandes indústrias” da cidade. “Elas sempre reclamaram. Desde a Ford, com seu campo de provas, passando pela Rontan, FBA e Delmar, até a Guardian”, argumentou.
Gonzaga classificou o empreendimento como “uma grande oportunidade” para o município. A expectativa dele é de que o investimento tenha sucesso.
“Tudo que a Prefeitura pôde fazer, ela fez. Eles tinham alguns problemas de ordem burocrática que foram solucionados. Acho que, se vingar, esse hotel será muito importante para Tatuí, porque existe grande carência”, disse Gonzaga.
Ao passo que atende a uma necessidade – conforme destacou Gonzaga –, o investimento contribui com o desenvolvimento do município. É o que avaliou o secretário municipal da Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude.
Segundo Jorge Rizek, o primeiro hotel internacional da cidade representa impulso a Tatuí. “Vai alavancar muito o desenvolvimento econômico e turístico da cidade”, afirmou ele, em discurso de lançamento do empreendimento.
As apresentações ficaram a cargo do diretor do grupo Ramada, Amilcar Mielmiczuk, e do sócio-diretor da Trade Invest, Luiz Roberto Pessoa Gonçalves.
Mielmiczuk falou sobre a marca hoteleira e a escolha do grupo por Tatuí, além de explicar o modelo adotado para o município – intitulado “condo-hotel”. Gonçalves detalhou o conceito do hotel adotado para a cidade e região.
A marca Ramada tem 54 anos de existência e está presente no Brasil há pouco mais de dois. A cadeia hoteleira pertence ao grupo Wyndham Hotel Group., o maior do planeta. “Além da Ramada, o grupo possui outras 16 marcas e conta com mais de 880 hotéis espalhados pelo mundo”, informou Mielmiczuk.
A sede do grupo é em Nova Jersey, nos Estados Unidos. De acordo com o diretor, o Wyndham Hotel Group. chegou ao Brasil recentemente porque os norte-americanos não compreendiam como funcionava o setor hoteleiro do país. “Eles precisavam de brasileiros para traduzir esse mercado para eles”, disse.
Segundo ele, a marca está trazendo para Tatuí um empreendimento de categoria econômica para concorrer diretamente com os hotéis Ibis e Holiday Inn Express, com unidades presentes em cidades da região. Trata-se do Ramada Encore, que promete serviços de qualidade a preços acessíveis.
“Pensamos num hotel dessa categoria porque atende a um público de viajantes a negócio e, perfeitamente, quem vier para uma apresentação do Conservatório, ou para visitar a Casa Publicadora Brasileira”, disse Mielmiczuk.
O hotel contará com 152 quartos “compactos”, oferecendo internet de alta velocidade, entre outros benefícios. Conforme o diretor da Ramada, o investimento é resultado de pesquisa minuciosa feita na região. “Nós acreditamos que o crescimento de Tatuí faz necessário um hotel dessa categoria”, argumentou.
A expectativa é de que haja ocupação total em aproximadamente dois anos (período de “maturação” e de rentabilidade total para os investidores). O prazo, em Tatuí, poderá ser até mais curto, uma vez que o hotel contará com restaurante e um centro de convenções com capacidade para 500 lugares.
Conforme Mielmiczuk, essa é uma estrutura que diferencia o Ramada Encore Tatuí dos demais hotéis da região, incluindo Sorocaba e Itu. “Estamos falando de um hotel que vai gerar uma ocupação, em minha opinião, muito interessante”, comentou.
“Ele vai atender tudo aquilo que eu vejo no mercado de Tatuí e região não sendo atendido até hoje”, adicionou o diretor.
Mielmiczuk pesquisa Tatuí há quase cinco anos. O representante da marca Ramada destacou o apoio da Prefeitura para que o empreendimento pudesse ter início e disse que a cidade terá uma oportunidade única de crescimento.
Para ele, o município ganhará referência importante no mercado empresarial. Terá como vantagem a presença de uma marca internacional. “Vamos fazer com que o hóspede que não conhece a cidade tenha uma referência ao vir para cá. Então, ele vai se sentir mais seguro”, destacou.
O Ramada Encore Tatuí é o sétimo hotel contratado com a marca no país e está entre os 90 programados pelo Wyndham Hotel Group. para os próximos dez anos. “Vamos ser o grande concorrente no mercado de hotelaria econômica com essa marca no país”, vislumbrou Mielmiczuk.
A expansão deve-se à parceria entre a rede hoteleira e a Trade Invest, responsável pelo planejamento do empreendimento. A construtora tem base na cidade de Americana e está desenvolvendo diversas parcerias com a marca Ramada.
O sócio-diretor da incorporadora disse que já havia mapeado a cidade, com base numa série de dados econômicos. Luiz Roberto Pessoa Gonçalves destacou o desenvolvimento de Tatuí como fator determinante.
Segundo ele, a cidade está entre as cinco do interior do Estado de São Paulo, com mais de cem mil habitantes, que tiveram maior crescimento econômico nos últimos anos.
Gonçalves disse que o desenvolvimento gerou demanda. “Esse problema é consequência de uma falta de investimento no Brasil em infraestrutura”, comentou. Conforme ele, o hotel é parte do investimento em infraestrutura, assim como portos, estradas, aeroportos e demais meios de transporte.
Segundo o sócio-diretor, o estudo apontou Tatuí como cidade ideal para receber o investimento. A definição aconteceu após negociação da área.
“Calhou de ter a facilidade do grupo da Casa São José estar negociando aquela estrutura”, contou Gonçalves. O Ramada Encore Hotel ficará entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Prudente de Moraes.
Ainda segundo antecipou o representante da Trade Invest, as obras devem ter início a partir desta terça-feira, 4. Gonçalves explicou que houve a necessidade de adaptação das plantas para a construção dos apartamentos, do centro de convenções com 500 lugares e do restaurante interno. Esse último espaço contará com cafeteria e choperia. “Será o novo ‘point’ da cidade”, sustentou.
Condo-Hotel
O conceito apresentado para empresários que participaram do lançamento do empreendimento é o de “condo-hotel”. Por meio dele, o investidor adquire um apartamento (mobilhado e com escritura) para ter renda por ocupação.
Gonçalves explicou que o comprador é o investidor que está interessado em renda imobiliária. “Pelo ‘condo-hotel’, a pessoa compra um fluxo de caixa e, de brinde, leva uma escritura”.
O apartamento não tem “ligação com área construída”. “Ele é empreendimento em que a pessoa tem sua unidade e loca para o Ramada administrar”. O retorno do investimento vem com o chamado índice de ocupação.
Segundo o sócio-diretor da Trade Invest, os imóveis adquiridos no modelo “condo-hotel” são os mais lucrativos do mercado. Superam, em rentabilidade, investimentos em áreas comerciais e grandes centros logísticos. A rentabilidade, porém, está ligada ao índice de ocupação. “Quanto maior a ocupação, maior a receita”, explicou.
Gonçalves, no entanto, prevê que a rentabilidade em Tatuí é garantida. “Estamos com a certeza pela falta desse serviço e pelo crescimento da cidade e da própria região. Seremos muito bem-sucedidos”, afirmou.
A expectativa é de que o hotel possa atender à demanda de empresários e prestadores de serviços das multinacionais instaladas na região. Gonçalves citou, como exemplo, a proximidade da Toyota ao hotel em Tatuí em comparação com o centro de Sorocaba. “Estamos muito mais pertos”, comentou.
Na opinião dele, o Ramada Encore Tatuí vai suprir a demanda da região – e das empresas locais – sanando o que era considerado o “calcanhar de Aquiles” da cidade.
Com base nesse panorama, o preço por metro quadrado do “condo-hotel” (não divulgado à imprensa) é considerado irrisório pela construtora.
Segundo Gonçalves, o investidor que adquirir um apartamento estará levando uma “cota-parte” do hotel, do centro de convenções, do restaurante e do estacionamento.
“Hoje, o nosso apartamento está na faixa de 21 metros quadrados de área útil e quase 45 de área total. Tem todo um agregado de área útil servindo o hotel que será totalmente mobilhado”, argumentou.
O representante da Trade Invest trabalha com expectativa de funcionamento no prazo de 12 meses. A previsão do projeto é de que o Ramada Encore Tatuí esteja operando dentro de 18 meses. “Nós acreditamos que será antes. Estamos com todo o investimento preparado”, contou Gonçalves.
Segundo ele, trata-se de empreendimento seguro, com risco considerado “quase zero”. Além da “bandeira” Ramada, os investidores terão garantida renda mínima de 0,9% ao mês sobre o valor do imóvel pelo período de dois anos a partir da inauguração. Esse é o prazo que a própria Ramada estima para que o hotel possa estar funcionando com rendimento total de potencial.
Gonçalves destacou que esse “período de maturação” garante maior segurança ao investidor. Citou, ainda, a infraestrutura como outro diferencial.
“É um hotel design que tem decoração moderna e preparado para o ‘business’(Negócios), o que nos destaca de unidades regionais. Isso nos coloca em outro patamar e, acredito, faz o Ramada Encore um produto de sucesso”, concluiu.
A administração do hotel tatuiano é da Vert Hotéis e a comercialização, do grupo Cedros.
oprogressodetatui.com.br encoretatui.com.br
Posted in: 
