domingo, 2 de dezembro de 2012

Escola estadual faz concurso de histórias em quadrinhos com alunos do 6º ano


Professores e estudantes do 6o ano da Escola Estadual “Professor José Celso de Melo”, do bairro CDHU “Orlando Lisboa de Almeida”, realizaram, na sexta-feira da semana passada, 23 de novembro, conclusão de projeto de histórias em quadrinhos.
O processo de produção das HQs nas quatro turmas do 6o ano (A, B, C e D) teve início na primeira semana de novembro. Os trabalhos foram coordenados pela professora de língua portuguesa Jéssica Leite de Paula Revoredo.
A produção das HQs começou a ser planejada quando Jéssica detectou falta de interesse pela produção de textos na turma do 6o ano.
De acordo com professores da escola, o objetivo do projeto foi incentivar a escrita e a criatividade dos alunos por meio de trabalhos “descontraídos”.
Inicialmente, a professora de língua portuguesa fez algumas explicações sobre figuras de linguagens comuns nos textos das HQs. Entre elas, a onomatopeia (palavra cuja pronúncia imita o som do objeto ou ser significado, como “tique-taque”) e interjeição (palavra ou locução com que se exprimem sentimentos, como dor, alegria e admiração).
Em seguida, os alunos começaram a colocar em prática o projeto de HQs, com criação de personagens, produção dos primeiros rascunhos, avaliação dos pais e da professora, e a fase de acabamento, com a versão definitiva, que seria encadernada.
Conforme a professora, o projeto teve boa aceitação entre os alunos. “Todos participaram com grande interesse e tiveram bom desempenho. A equipe de gestores se surpreendeu com o resultado e o sucesso dos trabalhos”, destacou a professora Cleonice Alves dos Reis Silva.
Na sexta-feira da semana passada, os autores das HQs apresentaram os trabalhos aos demais alunos da escola. Na ocasião, foram premiadas as melhores histórias de cada turma. Houve também a entrega de quatro “prêmios de superação”.
Antes da premiação, os alunos assistiram a uma palestra da professora Rosária Pereira Pedroso, com a apresentação de diversas histórias. Já o encerramento ficou a cargo do professor Elias Custódio, que também contou uma história.
Antes da saída, os alunos participaram de confraternização com salgados, bolo e refrigerante. Também ganharam livros e chocolates.
                                                                                                   oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More