sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prefeito prevê inauguração de creche da av. Firmo Vieira ainda neste mês




Cento e vinte novas vagas em creche deverão ser abertas ainda neste mês pela Prefeitura. Este é o prazo que o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, estima para a inauguração da nova unidade de ensino infantil situada na avenida Firmo Vieira de Camargo.
A creche é uma das três que estão sendo construídas pelo Executivo, por intermédio de recursos oriundos do MEC (Ministério da Educação), dentro do PAC-2 (Plano de Aceleração do Crescimento), do governo federal. A Prefeitura tem obras no Jardim Planalto e Jardim América (que atenderá ao São Conrado).
“Até o final do mês, estaremos inaugurando a creche da avenida Firmo Vieira de Camargo”, afirmou Manu, em entrevista a O Progresso. Os planos do Executivo são de tentar acelerar, para o mês que vem, a conclusão das outras duas. “Elas serão entregues em breve”, declarou.
Cada uma das unidades conta com 564 metros quadrados de área construída. As creches começaram a ser edificadas em dezembro de 2011. Duas delas, no entanto, tiveram as obras paralisadas em julho do ano passado.
Na ocasião, o ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo havia afirmado que a empresa RP Engenharia e Construções Ltda., da cidade de Iperó, abandonara as obras no Jardim Planalto e Jardim São Conrado.
De acordo com ele, a empreiteira que havia vencido a concorrência pública para a construção das unidades de ensino teria desistido depois de ter pedido aditivo no orçamento.
A Prefeitura, na época, não aceitou o pedido. Como consequência, a empresa abandonou as obras, que estavam 20% concluídas. O ex-prefeito afirmou que a empresa responsável pelas construções havia proposto um preço muito baixo para ganhar a concorrência e, depois, tentado recompor o valor.
Em janeiro deste ano, Manu anunciou a retomada das construções, incluindo a conclusão da creche da avenida Firmo Vieira de Camargo, também paralisada. De acordo com ele, a previsão é de que a obra termine “nos próximos dias”.
Já em março, além das duas creches, o Executivo planeja concluir a ampliação de mais três UBSs (unidades básicas de saúde), também paralisadas.
Ao todo, cinco postos de saúde que passam por ampliação tiveram as obras interrompidas. Elas foram retomadas pelo Executivo no mês de janeiro.
A ampliação acontece no Rosa Garcia, vila Dr. Laurindo, Valinho, vila Esperança e São Cristóvão. As três últimas deverão ser concluídas em março.
“Elas estão funcionando, porém, não na capacidade máxima. Com as ampliações, creio que vamos ter um grande diminutivo na carga horária do pronto-socorro”, disse o prefeito.
Conforme ele, a expectativa é de que o volume de atendimento no ambulatório diminua com a ampliação das unidades. Na vila Esperança, o plano da Prefeitura é de criar uma “central de curativos”.
“Também colocaremos, lá, algumas coisas ligadas à ortopedia, para desafogar aquele movimento de quarta-feira e de finais de semana que sempre tem no PS”.
Manu também afirmou que estuda maneira de acelerar a conclusão de duas obras consideradas importantes. Tratam-se dos prédios do Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas), na área central, e da Delpol (Delegacia de Polícia) Central. Segundo ele, as construções estão “andando vagarosamente”.
O prefeito afirmou que está tentando viabilizar, em parceria com a empreiteira responsável pelos dois imóveis – a Camargo Engenharia Construções –, uma solução para que as construções sejam concluídas. De acordo com ele, a empresa estaria com ordens de pagamentos atrasadas, referentes a etapas anteriores à administração de Manu.
“Estamos tentando ver de que maneira vamos poder saldar isso daí, porque ainda não temos recursos. As obras estão continuando, mas muito devagar”, comentou.
De acordo com o prefeito, em março, o departamento jurídico do Executivo deve apresentar solução para que a conclusão seja acelerada. As duas obras – que estariam com problemas de pagamento – estão em fase de acabamento.
“Os prédios estão praticamente prontos. A gente precisa desses prédios. Vamos estar acelerando o processo, para estar podendo liquidar essas obras. Infelizmente, eu esbarro num monte de procedimentos jurídicos que impedem isso”, argumentou.
Manu afirmou, por fim, que, mesmo que o acerto demore a acontecer, eles não impedirão a conclusão das obras. Elas devem ser inauguradas ainda neste ano.
                                                                        oprogressodetatui.com.br

Twitter Facebook More