A nova maternidade da Santa Casa de Tatuí inicia atendimentos a partir desta segunda-feira, 12. Quem informa é o vice-provedor e diretor administrativo do hospital, Antonio Marcos de Abreu. Segundo ele, um atraso na entrega de focos cirúrgicos adiou o funcionamento do prédio, que leva o nome de “Maria Odete Campos Azevedo” e foi inaugurado pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no início da tarde de terça-feira, 6.
De acordo com o vice-provedor, a empresa que vendeu os equipamentos ao hospital não cumpriu o prazo combinado inicialmente – a previsão era de que os dois focos chegassem ao município (vindos de Curitiba) ainda nesta semana.
“Hoje (quinta-feira, 8), eu mandei uma equipe para Curitiba, para buscar pelo menos um deles”, adiantou Abreu. O equipamento deve ser instalado neste final de semana, quando o hospital fará a transferência de um segundo foco cirúrgico, em funcionamento na maternidade antiga.
O equipamento novo será instalado na sala de parto normal. O segundo foco, do prédio que será desativado, ficará no centro obstetrício – que deverá contar com um terceiro equipamento (este a ser enviado pela empresa). Ao todo, o centro obstetrício contará com dois focos e a sala de parto normal, com um. “Eu vou trazer um de Curitiba e já começo a funcionar nesta segunda-feira”, adiantou Abreu. “Depois, a empresa me enviará o outro equipamento, que vamos instalá-lo numa terceira sala”, completou.
A transferência das pacientes que estiverem internadas no prédio antigo e dos bebês que estejam recebendo cuidados também acontece nesta segunda. Conforme o vice-provedor, a mudança deve transcorrer “tranquilamente”. “Está tudo pronto. As equipes de recepção, enfermagem e médicas já estão todas montadas. O único e último detalhe são os focos”, argumentou.
A maternidade “Maria Odete”, entregue pelo prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, no dia 2 deste mês, e inaugurada oficialmente pelo governador, no dia 6, conta com 44 leitos, sendo 22 destinados a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e 25 a convênios particulares. O número de leitos é 25% maior do que o da maternidade antiga (ainda em funcionamento e que conta com 33 leitos).
O novo prédio somou investimentos de R$ 2,3 milhões, feitos pelo governo do Estado, empregados na construção e aquisição de equipamentos. A construção durou dois anos e é considerada uma das mais modernas da região. O prédio, segundo o diretor administrativo do hospital, é um dos poucos no Estado a atender todas as exigências da Vigilância Sanitária.
A nova maternidade conta, também, com plantões 24 horas de atendimento nas áreas de ginecologia e obstetrícia, o que deve registrar aumento no número de partos. Atualmente, á realizada em Tatuí média de 155 partos por mês, inclusive, de pacientes dos municípios vizinhos. Os procedimentos, conforme citaram autoridades na solenidade de inauguração da nova maternidade, devem subir para 160 partos por mês.
As novas pacientes ficarão acomodadas em quartos com televisão de LCD e ar-condicionado. Os leitos também foram adaptados para que as gestantes possam ter acompanhante durante a internação. “Nós não poderíamos ter um equipamento público mais importante que uma maternidade em uma Santa Casa. As Santas Casas são do povo, da comunidade, pra servir a comunidade”, disse Alckmin, na inauguração do novo prédio.