O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” realiza na segunda-feira, 12, às 19h30, a leitura dramática de “O Cativeiro”. A peça é escrita pelo jornalista tatuiano Ivan Camargo, editor do jornal O Progresso. A leitura acontecerá no setor de artes cênicas, com entrada franca.
“O Cativeiro” é um texto de humor, que retrata um dos assuntos que mais aterrorizam a sociedade contemporânea: o sequestro. “Com linguagem bem humorada, a história se passa em um cárcere nada convencional, quando o personagem Ted, filho dos proprietários da Idolatrada Igreja dos Inquilinos da 171a Casa do Senhor, é sequestrado”.
Os bandidos e a família da vítima começam uma negociação para libertar Ted. Porém, os pais dele não estão dispostos a um acordo. Apesar disto, começam uma campanha de arrecadação, junto aos fiéis, a pretexto de pagar o resgate. Inspirado pela prática familiar, Ted tenta subornar os criminosos, prometendo muito mais vantagens a eles, na terra e no “Céu”, acabando por semear a discórdia entre a quadrilha.
Ivan Camargo é graduado e pós-graduado em comunicação social. De 1992 a 1994, editou o jornal “Stopim”. Em 1995, assumiu a direção de O Progresso. Possui especialização em história da arte, adaptação de obras literárias para cinema e TV e roteiro para cinema. Já escreveu diversos curtas-metragens, um longa e cinco peças de teatro.
Em 2008, lançou seu primeiro livro, o romance “Onde Moram os Tatus”, texto que recebeu duas premiações nacionais e uma estadual, entre estas, a seleção pelo Proac (Programa de Ação Cultural), do Estado de São Paulo, que garantiu sua publicação.
Nesse mesmo ano, somou duas distinções no II Prêmio de Literatura UBE/Scortecci. Além da menção honrosa ao livro “Onde Moram os Tatus”, foi o vencedor do concurso nacional com a peça “O Cativeiro”.
Em 2009, também por seleção do Proac, lançou seu segundo romance, intitulado “Assombrações Caipiras”. Em 2011, venceu o Concurso Internacional de Literatura, categoria teatro, promovido pela União Brasileira de Escritores, com a peça “Até que a Morte nos Enlace”.
LEITURAS DRAMÁTICAS
A estreia do projeto “Leituras Dramáticas” aconteceu em julho de 2011, com leitura do texto “Ensaio para um Adeus Inesperado”, de Sérgio Roveri. Segundo a assessoria de comunicação, o projeto superlotou o setor de artes cênicas e agradou ao público e também ao dramaturgo, que esteve presente.
O ciclo de leituras dramáticas é desenvolvido pela Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, formada por Adriana Afonso, Carlos Doles, Carlos Ribeiro, Daniele Silva, Dalila Ribeiro, Fernanda Mendes, Hugo Muneratto, Marcos Caresia e Rogério Vianna.