quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jovem de 21 anos morre afogado em enxurrada na Prudente de Moraes



Um jovem de 21 anos morreu afogado, na noite do sábado, 11, no bairro Santa Cruz. Marcos Vinícius de Freitas caminhava pela rua Prudente de Moraes quando foi levado por uma enxurrada e ficou preso embaixo de um carro. Foi retirado já inconsciente e faleceu a caminho do hospital.
Segundo a Polícia Militar, que atendeu ao chamado, o jovem caminhava pelo bairro Santa Cruz juntamente com Carlos Roberto Rolim, 37, quando foi levado pelas águas e ficou preso embaixo do veículo. Com o auxílio da população, a PM conseguiu retirar o rapaz de baixo do automóvel, mas ele já estava inconsciente. Foi levado para uma residência próxima do local, na qual recebeu os primeiros socorros até a chegada da ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Com a chegada da ambulância, o jovem seguiu para o pronto-socorro municipal, mas já chegou sem vida. O homem que caminhava com Freitas também foi levado pela enxurrada, sofreu ferimentos pelo corpo, foi socorrido até o pronto-socorro e passa bem.
Segundo o tenente Santana, da Polícia Militar, estava chovendo forte na hora do chamado, às 23h50 do sábado. “Que eu me lembre, nunca aconteceu morte por enxurrada na cidade. Tempestade é perigoso. Inclusive, pelos raios e desabamento de árvores, a pessoa devia ter se abrigado num lugar seguro até passar a chuva”, afirmou o tenente. O corpo do rapaz foi enterrado no domingo, 12, às 13h, no cemitério “São João Batista”, em Tatuí.
A Defesa Civil não emitiu alerta à população devido a rapidez com que a chuva chegou, informou o coordenador-adjunto João Batista Alves Floriano. “A chuva não estava prevista. Mesmo que este período seja propenso a pancadas de chuva, essa nos pegou de surpresa e veio intensa”, afirmou Floriano.
Ainda segundo a Defesa Civil, a chuva de sábado durou cerca de uma hora e 50 minutos e precipitou um terço da quantidade prevista para o mês de dezembro inteiro. “É muita água para qualquer cidade. Não tem como os bueiros suportarem tanto volume de água”, descreveu Floriano.
O secretário-adjunto da DC lembra que as chuvas devem aumentar ainda mais com a chegada da estação do verão, no próximo dia 21 deste mês. Ele orienta a população que, ao começar uma forte chuva, não saia de casa e, se estiver na rua, que permaneça em algum estabelecimento.
“Não pode ser imprudente. Você pode, ao atravessar uma enxurrada, cair dentro de um bueiro. Se estiver de carro, o automóvel pode parar de funcionar no meio da água, sendo muito perigoso para a pessoa dentro do carro. Começou a chover, tem que tomar cuidado”, reforçou Floriano.
A morte do rapaz ainda é suspeita de afogamento e está sendo investigada.

Twitter Facebook More