domingo, 19 de dezembro de 2010

PAT contribui com a geração de vagas formais no 2º semestre


                                                                                                                                           
No segundo semestre de 2010, Tatuí tem sido contemplada com um aumento significativo do emprego formal. Diversos setores foram beneficiados com a ampliação das vagas de trabalho, estimuladas, em grande parte, pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
“Tatuí parece estar chamando a atenção e grandes empresas começaram a abrir lojas no município, buscando funcionários através do PAT”, comentou o diretor da Secretaria Municipal do Trabalho, Rubens Arca. O PAT é uma organização que atua em parceria com o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura, prestando serviços gratuitos e intermediação entre pessoas que estão buscando emprego e as empresas contratantes, por meio do sistema “Emprega São Paulo”.
No dia 12 de novembro, o sistema completou dois anos. “Os criadores do Emprega São Paulo passaram o desafio de conseguir 60 mil vagas em um único dia no Estado de São Paulo. A cota de Tatuí seria ter 183 vagas de trabalho abertas nesse dia, mas conseguimos 299 vagas no dia, em cerca de 15 empresas”, informou o diretor.
O aumento do emprego contribui diretamente com o município, pois melhora o poder aquisitivo da população, que consome mais, favorecendo também o comércio. “Algumas empresas já existentes estão em expansão e, consequentemente, aumentando o quadro de funcionários e beneficiando a população através do PAT”, acredita Arca.
Ainda segundo ele, o posto intermediou a contratação de 128 pessoas em novembro. “Neste mês, 182 contratações foram realizadas através do PAT, ou seja, ao menos dez pessoas por dia foram contratadas, lembrando que não são vagas temporárias”, aponta.
O diretor do posto revelou que algumas mulheres que vão até o PAT buscar trabalho encontram poucas vagas, pois preferem a linha de produção. “A variedade de perfis é vasto, mas elas querem linha de produção. Portanto, não é que não tenham vagas para mulheres, é que elas não estão preparadas para as vagas”, esclareceu.
A falta de “conhecimento das funções” faz com que cerca de 90% das mulheres busquem vagas em linhas de produção. Em vários bairros da cidade, lembra o diretor, existem cursos gratuitos para capacitação profissional.
“Hoje, existem mais de dez funções para as quais não encontramos candidatas. Por exemplo: costureira, manicure, cabeleireira, cozinheira, ajudante de cozinha, cadastradoras e garçonetes”, listou Arca.
Nesta semana as empresas pediram uma “suspensão temporária” na oferta das vagas, devido às férias coletivas e recessos no final de ano. “Em 2011, existe uma boa previsão para o emprego na cidade”, adiantou.
Os trabalhadores devem procurar o PAT e manter o cadastro atualizado. “Que os candidatos venham a cada dez dias para manter a documentação do cadastro em dia, e ver as vagas disponíveis”, orientou Arca, que esclareceu também o quanto a população perde por não atualizar as informações. “Muitas pessoas perdem cursos por não manterem o telefone e o cadastro atualizado”, informou. Nada impede que pessoas empregadas busquem o Posto e participem de entrevistas. Os interessados no Emprega São Paulo podem fazer o cadastro na própria casa, através do site. “Nessa semana, entre 250 e 300 vagas estão abertas no PAT, de 80 empresas físicas e jurídicas”, informou o diretor.
Com a contratação formal em alta, a agência do Ministério do Trabalho do município registrou poucas solicitações de seguro-desemprego no segundo semestre de 2010. “Pelo fluxo do atendimento, pudemos perceber que as vagas formais de trabalho estão se mantendo desde setembro”, informou o agente administrativo Ricardo Augusto Ordonio.
O Ministério do Trabalho de Tatuí atende a sete cidades: Tatuí, Cerquilho, Cesário Lange, Capela do Alto, Pereiras, Porangaba, Torre de Pedra, Tietê e, esporadicamente, outras regiões.
O PAT de Tatuí está na rua 13 de Fevereiro, 396. Contatos também pelo telefone (15) 3251-4766. O cadastro no Emprega São Paulo também pode ser feito através do site www.empregasãopaulo.sp.gov.br.

Twitter Facebook More