domingo, 2 de outubro de 2011

TRE altera horários de atendimento nos cartórios eleitorais de São Paulo



Com a aproximação do ano eleitoral de 2012, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) promove nova edição da Semana de Alistamento Eleitoral. Da segunda-feira, 3, até a sexta-feira, 7, o horário de atendimento dos 424 cartórios eleitorais do Estado será alterado e ampliado em uma hora. O atendimento, oferecido regularmente das 11h às 18h, acontecerá das 9h às 17h.
Além de proporcionar uma hora a mais no atendimento, a mudança ampliará o expediente no período da manhã. Desta forma, eleitores com dificuldades de comparecer ao cartório no turno da tarde passam a ter mais facilidade durante esta semana.
O objetivo da mudança, segundo o TRE, é antecipar a procura do eleitor aos cartórios, a fim de evitar as filas que costumam acontecer no período final de alistamento para as eleições seguintes - neste caso, as disputas municipais de 2012. O técnico judiciário Rodrigo Ricardo de Proença Soares, responsável pelo cartório local, considera a mudança positiva, pois o número de atendimentos prestados na cidade é bastante alto. “Com isso, esperamos estar atendendo a mais pessoas”, observa.
Ele lembra que as pessoas que forem ao cartório até as 17h terão a garantia de atendimento no mesmo dia, mesmo depois do horário. “Atenderemos a todas as pessoas que chegarem até as 17h. Este é um horário estabelecido apenas para parar de fornecer senhas”, explica Soares.
A campanha do TRE também possui o objetivo de incentivar a participação dos jovens nas próximas eleições. Conforme a legislação eleitoral, o voto de quem tiver idade entre 16 e 18 anos é facultativo. Segundo o TRE, no Estado, há 252.417 eleitores inscritos com esta idade. O número representa 0,83% do eleitorado total do Estado (30.269.966) e é considerado baixo. “As estatísticas mostram que esta idade compreende um baixo índice de alistamento e também de exercício do voto”, comenta Soares.
Ao solicitar o título eleitoral pela primeira vez, o jovem de 16 a 20 anos deve apresentar documento de identificação, (RG, carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento; a CNH não é aceita por não conter dados de nacionalidade e naturalidade), comprovante de endereço recente e comprovação de quitação do serviço militar (homens entre 18 e 45 anos).
Durante o horário especial desta semana, além do alistamento, o eleitor poderá providenciar transferências de títulos e solicitar a revisão da situação do eleitoral, em caso de pendências. “A dica é procurar o cartório e consultar a situação, principalmente aquelas pessoas que deixaram de votar e não justificaram a falta”, recomenda Soares. Para transferências ou regularizações, o eleitor deverá levar documento de identificação, comprovante de endereço recente e todos os comprovantes de eleições anteriores que tiver.
O cartório eleitoral de Tatuí está localizado na rua Santa Cruz, 51, no centro. O telefone para contato é o 3259-7598.

Twitter Facebook More